Política


Rejuste vetado sustenta título de um Edvaldo Nogueira ‘inimigo de servidores’


Publicado 16 de janeiro de 2022 às 09:05     Por Dhenef Andrade e Peu Moraes     Foto Ana Lícia Menezes / Prefeitura de Aracaju

A canetada do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), pegou em cheio duas emendas à Lei Orçamentária Anual de 2022, que tratavam dos reajustes salariais de professores, agentes comunitários de saúde (ACSs) e agentes de combate às endemias (ACEs). Não bastasse a ironia de ir contra o direito garantido em lei, o mandatário deu uma rasteira na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) ao ignorar que a proposta foi aprovada por todos os vereadores.

Como os tratores que estão por toda a parte ‘no canteiro de obras’ inacabadas que se tornou Aracaju, Nogueira passou por cima da unanimidade da Casa Legislativa sem ao menos tecer muitas justificativas para não autorizar o reajuste que não acontece desde 2017, no caso do magistério; para os agentes já são sete anos na fila de espera. Segundo a gestão, não há dinheiro para cobrir o novo valor.

Pelo menos na área do magistério, a gestão municipal vem se esquivando das discussões sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). De um lado o sindicato alega que há sobra do recurso da ordem de R$ 27 milhões fruto da não utilização por parte da prefeitura. O fato é negado pela Semed que disse que todo o dinheiro já está comprometido.

A cobrança pelo rateio do valor continua, mas Edvaldo parece caminhar para a mesma síntese do governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), que já disse em alto e bom som: ‘não vai ter rateio’. O valor do Orçamento para este ano na capital sergipana chega a R$ 2,95 bilhões.

As pastas da Saúde e Educação ocupam a maior parcela, mas a gestão não fortalece uma das principais demandas das categorias. Não à toa o prefeito leva o apelido de ‘inimigo do servidores’.

Agora, cabe ao Legislativo Municipal reverter o quadro imposto por Nogueira. Muitos acreditam na derrubada também por unanimidade, mas o silêncio de alguns vereadores pode tornar a tarefa não tão fácil quanto parece.

Leia mais:
Professor Bittencourt está do lado de quem?
Oposição da Câmara quer derrubar veto de Edvaldo ao reajuste do piso dos professores
‘Parece que não gosta de professor’, afirma professora Ângela Melo sobre secretário da Fazenda de Aracaju

* Peu Moraes é Diretor de Comunicação do AjuNews. É jornalista formado pela UniFTC, especialista em Política e Economia e estudante de Direito da UniFTC.*
* Dhenef Andrade é acadêmica em Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe e estagiária do site AjuNews *



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso