Mundo


Brasil ocupa sétima posição em ranking de governo digital entre 198 países


Publicado 30 de setembro de 2021 às 19:34     Por Fernanda Souto     Foto Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O Brasil foi reconhecido pelo Banco Mundial como o 7º país com a mais alta maturidade em Governo Digital no mundo. O resultado foi apresentado no GovTech Maturity Index 2020, um ranking que avalia o estado atual da transformação digital do serviço público em 198 economias mundiais.

Da América, apenas os Estados Unidos e Canadá aparecem junto com o Brasil na lista. À frente do país, constam apenas: Coreia do Sul, Estônia, França, Dinamarca, Áustria e Reino Unido.

O levantamento avaliou 198 economias globais sob quatro aspectos: suporte aos principais sistemas de governo; aprimoramento da prestação de serviços; integração do engajamento do cidadão; e incentivo às habilidades digitais das pessoas no setor público, ao regime legal e regulatório apropriado, à capacitação e à inovação.

No Brasil, as soluções digitais de impacto massivo realizadas foram: Auxílio Emergencial, Meu INSS, Seguro Desemprego e Seguro Desemprego do Empregado Doméstico, Carteiras Digitais de Trabalho e de Trânsito, e o PIX. Aspectos como o incentivo à inovação no serviço público, a visão da Estratégia de Governo Digital e o papel do gov.br como plataforma centrada no cidadão também contaram para o reconhecimento, conforme o Banco Mundial.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso