Brasil


Deslizamento de terra destrói casarão histórico em Minas Gerais; veja vídeo


Publicado 13 de janeiro de 2022 às 15:25     Por Redação AjuNews     Foto Reprodução

Uma encosta desabou e destruiu um casarão do século XIX, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, nesta quinta-feira (13). O deslizamento de terra ocorreu no Morro da Forca, localizado no centro histórico da cidade. Segundo a Defesa Civil Municipal, ninguém se feriu.

De acordo com a prefeitura, o casarão histórico já estava interditado desde 2012, quando outro deslizamento ocorreu no local. Na época, os técnicos do município concluíram que não havia segurança para a ocupação do imóvel. “Foi um deslizamento de grande proporção. Felizmente os imóveis estavam vazios. O casarão estava fechado justamente por causa do risco”, afirmou o coordenador do órgão, Neri Moutinho.

O Corpo de Bombeiros foi acionado pouco antes do deslizamento e evacuou toda a área. Segundo a corporação, o talude ainda apresenta instabilidade. Se houver outro desmoronamento, há possibilidade de um hotel e um restaurante serem atingidos. A orientação é de que as pessoas não passem pela região.

Chuvas
De acordo com a Defesa Civil, o solo estava encharcado em decorrência das chuvas dos últimos dias. Ouro Preto está entre os municípios em situação de emergência por causa dos temporais. Com 374 cidades em emergência, todo o estado de Minas Gerais contabiliza quase 2 mil desalojados e 1 morte em 24 horas.

“A vegetação é natural, no entanto é insuficiente para garantir a estabilidade em caso de movimentos semelhantes a esse. O que provocou esse movimento foram a declividade da própria encosta, as características geológicas que são típicas na região e o, que foi mais importante, que nós chamamos de gatilho de falha, foi o grande volume de chuvas acumulado desde o dia 26 de dezembro”, explicou o geólogo Charles Murta, da Defesa Civil de Ouro Preto.

Veja vídeo:



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso