Mundo


Indígena tiktoker viraliza e fama chega no exterior


Publicado 18 de setembro de 2021 às 10:41     Por Fernanda Souto     Foto Reprodução

A jovem indígena Maíra Tatuyo, de 22 anos, viralizou no TikTok ao mostrar sua rotina e cultura da comunidade, na margem do Rio Negro, em Manaus. Com mais 6 milhões de seguidores nas redes sociais, sua fama também já chegou ao exterior. Ela foi destaque em uma reportagem do jornal estadunidense The Washington Post.

Maíra chama a atenção com vídeos da culinária exótica da comunidade, que inclui larvas e formigas, ferramentas usadas no preparo da farinha de mandioca, danças à margem do rio, e mais. Ela começou a gravar para redes sociais no ano passado, quando sua aldeia parou de receber visitantes devido à pandemia da covid-19.

Segundo cunhã-poranga, como é conhecida nas redes, seu objetivo é levar ao mundo mais informações sobre sua cultura e costumes. “Agora, pela primeira vez, uma das pessoas mais isoladas do planeta está em comunicação diária com o mundo exterior sem os filtros tradicionais de jornalistas, acadêmicos ou defensores”, diz um trecho da matéria internacional. 

Na comunidade Tatuyo, Maíra é a mais velha de seis irmãos. Além dela, o pai e os irmãos também fazem sucesso nas redes sociais. Entre os irmãos estão Dickson Tatuyo, que conta com 53 mil seguidores, a irmã mais nova, Karina, tem 49 mil seguidores, e também tem o pai, cacique Piño, que é fundador da comunidade e tem 12,5 mil seguidores.

 



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso