Brasil


Objeto luminoso no céu que chamou atenção de sergipanos é foguete chinês


Publicado 24 de novembro de 2020 às 14:41     Por Fernanda Souto     Foto Leitor AjuNews

Moradores de diversos estados do Nordeste do Brasil se surpreenderam com um objeto luminoso no céu, na noite desta segunda-feira (23). Segundo o coordenador do Planetário da CCTECA, em Aracaju, Augusto César, essa nuvem luminosa foi por causa de um foguete lançado da China para a lua, por volta das 17h.

Quando tornou-se visível sobre nosso país, a sonda robótica estava acoplada ao foguete Long March-5. A mancha no céu, em formato de “peteca” brilhante, é um fenômeno causado pela pluma de gases gerada pela queima de combustível. Por causa do reflexo do sol, provoca o efeito brilhoso.

“É um fenômeno curioso, chamado de pluma de foguete”, diz o astrônomo e pesquisador do Observatório Nacional, Filipe Monteiro. “Analisamos o horário de lançamento e os horários em que a sonda passaria pelo céu do Brasil. Então sabemos que o que foi visto por aqui, parecendo uma névoa na frente do objeto, se trata da reflexão dos gases emitidos pela queima do combustível, durante um dos estágios de propulsão do foguete”, explicou.

Um leitor do AjuNews registrou uma imagem do objeto por volta das 18h31. “Imaginei tudo na minha vida, menos uma parte de um foguete da China”, disse. Assim como ele, muitos internautas comentaram sobre o assunto nas redes sociais. “Uma luz misteriosa hj no céu de fortaleza! Alguém sabe explicar que diabéisso?”, indagou um. “Que luz estranha no céu é essa? Lembra um farol de um carro acesa, está irradiando no seu e formando um “cone”. Pelo visto o nordeste inteiro está conseguindo ver”, brincou outro.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso