Brasil
Supostos integrantes do MST invadem perímetro irrigado Nilo Coelho em Petrolina; veja imagens
O maior perímetro irrigado do Brasil que leva o nome do senador Nilo Coelho em Petrolina -Pernambuco, foi invadido por supostos integrantes do Movimento dos Sem Terras (MST), nesta sexta-feira (17). A informação foi confirmada AjuNews pelo superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro, neste sábado (18).
“Ocorreram invasões sim, com apoio, não sabemos de quem. Mas já temos alguns indícios, pela quantidade de veículos presentes foi uma ação orquestrada há algum tempo. Estamos tomando as providências que o caso requer”, disse o superintendente. Implantando na região, pela Codevasf, o projeto perímetro irrigado senador Nilo Coelho passou a ser um Perímetro Público, com uma área total de 40.763 ha, dos quais, 18.667 ha irrigáveis na concepção original sendo 85% da área destinada pequenos produtores e 15% por lotes empresariais. Atualmente o PPI possui uma área irrigada de cerca de 22.500 ha.
Os estudos iniciais para implantação do Projeto, apontavam que a área era bastante favorável para a fruticultura irrigada. E hoje, é uma das atividades que movem a economia local e nacional. Segundo dados da Codevasf, a uva é responsável por 66% do Valor Bruto de Produção Agropecuária (VBP), a manga 20%, a goiaba 6% e as outras culturas participaram com 8% do total. De toda a produção obtida no projeto Nilo Coelho o valor comercializado no ano de 2019 foi na ordem de R$ 1.5 bilhões.
Veja vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Leia os termos de uso