Nos dias 5 e 6 de setembro, candidatos ao Planalto promoveram carreatas, entrevistas e encontros com eleitores. Em Araçatuba (SP), Augusto Cury visitou o camelódromo, fez carreata e defendeu telemedicina para melhorar o SUS.
O fim de semana de 5 e 6 de setembro foi marcado por agendas intensas dos postulantes ao Palácio do Planalto. De carreatas no interior paulista a encontros com eleitores no Nordeste, cada campanha buscou ganhar visibilidade na reta inicial da corrida presidencial.
Em Araçatuba (SP), Augusto Cury percorreu o camelódromo, conversou com vendedores e conduziu carreata pelo centro. O escritor prometeu ampliar o uso de tecnologia na saúde e, em meio a selfies e autógrafos, reforçou que pretende tornar o SUS mais eficiente por meio da telemedicina.
“Temos que melhorar o SUS, torná-lo mais eficiente. Mas também temos que fazer uma telemedicina das mais tecnológicas e modernas para ajudar a atender a população”
Sem compromissos públicos no domingo, Cury retornou a Ribeirão Preto.
Clariana Barão concentrou a agenda em entrevista ao Jornal News SBT no sábado, enquanto Edmilson Costa aproveitou a passagem por Lisboa para compromissos internos do PCB.
No Paraná, Flávio Bolsonaro visitou Filipe Martins no presídio de Ponta Grossa e classificou a detenção como injusta. Depois, voltou a defender mudanças na segurança pública e a criação de meio milhão de vagas no sistema penitenciário.
“Temos em nosso plano de governo a criação de mais de meio milhão de vagas no sistema penitenciário. Mudança na legislação penal para que facções criminosas possam ser declaradas grupos terroristas a partir do ano que vem”
Em Salvador, Hertz Dias distribuiu panfletos na Estação da Lapa, participou de conversa no Empório Bourbon Beer e criticou a exclusão social que, segundo ele, atinge a população negra.
“O povo negro foi responsável por construir grande parte da riqueza deste país, mas segue ocupando os piores empregos, recebendo os menores salários e sendo a principal vítima da violência policial”
Já em São José do Rio Preto, Luiz Inácio Lula da Silva discursou sobre educação integral e disse que pretende expandir a jornada escolar.
“Todas as escolas do Brasil vão ser de tempo integral, para dar tranquilidade à criança e aos pais”
Renan Santos dividiu o sábado entre morros do Recife e encontros em Fortaleza, onde alegou ter sofrido restrições impostas por facção criminosa. No domingo, comandou carreata no bairro Mucuripe antes de seguir para São Luís.
“Se a gente começar a aceitar que não pode fazer campanha no lugar A, B ou C porque a facção não deixa, você aceitou que a facção manda em você”
Em Minas Gerais, Romeu Zema deu entrevista à TV Record, passou pela exposição agropecuária Camaru e vistoriou o Anel Viário de Uberlândia antes de participar de adesivaço no Parque Sabiá.
Ronaldo Caiado marcou presença na Expointer, em Esteio (RS), conversou com agricultores familiares e, no domingo, caminhou pela Feira do Garavelo, em Aparecida de Goiânia. Questionado sobre estímulos ao empreendedorismo, defendeu reduzir a taxa Selic para 7% ao ano.
Os compromissos mostraram estratégias distintas: alguns priorizaram encontros setoriais, outros investiram em grandes deslocamentos regionais. O balanço evidencia que, mesmo nos primeiros dias oficiais de campanha, nenhum candidato pretende desperdiçar tempo na busca por votos e visibilidade.
Siga o AjuNews e entre no nosso grupo de notícias de Aracaju.









