O 3º Boletim do Cegec aponta queda das chuvas, temperaturas acima da média e avanço da seca em oito territórios. O relatório, parte do Plano de Contingência 2026-27, revela risco ao abastecimento, à agricultura e incêndios.
A terceira edição do Boletim Técnico de Proteção e Defesa do El Niño aponta redução das chuvas, temperaturas acima da média e avanço de condições de seca em diferentes regiões de Sergipe, com riscos para o abastecimento de água, a agricultura, a pecuária e maior propensão a incêndios. O documento é elaborado pelo Comitê Estadual de Gestão de Eventos Climáticos Extremos (Cegec) e integra o Plano de Contingência Estadual para o período 2026-2027.
O boletim detalha a situação dos oito territórios sergipanos com base em indicadores como precipitação, temperatura, evapotranspiração e condições de seca, e indica efeitos como déficit hídrico, menor umidade do solo, redução da recarga de reservatórios e estresse térmico em plantações e animais.
Alto Sertão
- Precipitação: 20 a 52 mm, 30% abaixo do ano passado.
- Temperatura média: 28°C.
- Evapotranspiração: aumento de 8%.
- Municípios em seca fraca: Gararu, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Lourdes.
- Municípios em seca moderada: Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha.
- Decretos de emergência/estiagem: emergência em Poço Redondo, Monte Alegre, Porto da Folha e Canindé de São Francisco; estiagem em Nossa Senhora da Glória.
Entre os impactos apontados para o Alto Sertão estão menor umidade do solo, redução de pastagens e forragem, possibilidade de perdas nas lavouras de milho, feijão e mandioca, aumento dos custos com alimentação animal e maior facilidade de propagação de incêndios.
Médio Sertão e Agreste
- Médio Sertão — Precipitação: 32 a 85 mm, redução de 4% em relação a 2025.
- Médio Sertão — Temperatura média: 27°C; Evapotranspiração: +11%.
- Médio Sertão — Municípios em seca fraca: Aquidabã, Itabi, Graccho Cardoso, Feira Nova, Cumbe, Nossa Senhora das Dores.
- Agreste — Precipitação: 82 a 170 mm, 29% abaixo do ano passado.
- Agreste — Temperatura média: 26°C; Evapotranspiração: +6%.
- Agreste — Municípios em seca fraca: Macambira, Malhador, Nossa Senhora Aparecida, Carira, Frei Paulo, Pinhão, Ribeirópolis, Moita Bonita, São Domingos, Pedra Mole, Itabaiana.
- Decretos: emergência por seca em Carira e Frei Paulo; estiagem em Nossa Senhora Aparecida.
Baixo São Francisco
- Precipitação: 56 a 100 mm, 19% abaixo de 2025.
- Temperatura média: 26°C; Evapotranspiração: +4%.
- Municípios em seca fraca: Canhoba, Amparo de São Francisco, Telha, Propriá, Cedro de São João, Malhada dos Bois, Muribeca.
O boletim recomenda acompanhamento da evolução das condições climáticas, controle da irrigação e adoção de medidas para reduzir impactos sobre a produção e os reservatórios.
Centro-Sul
- Precipitação: 110 a 180 mm, 30% abaixo do ano passado.
- Temperatura média: 25°C.
- Municípios em seca fraca: Tobias Barreto, Poço Verde, Simão Dias, Lagarto, Riachão do Dantas.
- Decretos: emergência por seca em Tobias Barreto e Poço Verde.
O boletim aponta possibilidade de perdas na produção agrícola, especialmente milho, e redução dos níveis de pequenos reservatórios no Centro-Sul.
Grande Aracaju
- Decretos: não há municípios com decreto de situação de emergência.
- Barragem em atenção: Barragem Sindicalista Jaime Umbelino de Souza (São Cristóvão) com volume útil inferior a 50% e em estado de atenção.
- Riscos apontados: estresse térmico em plantações, rápida perda da umidade do solo e menor recarga dos mananciais.
Recomendações
- Para gestores municipais: manter as Defesas Civis em prontidão, monitorar reservatórios e sistemas de abastecimento, elaborar Planos Municipais de Contingência, reforçar ações de prevenção a queimadas e adotar medidas para uso racional da água.
- Medidas técnicas: planejar a irrigação, acompanhar áreas de sequeiro e preparar alternativas para abastecimento emergencial.
- Para a população: beber água regularmente, evitar exposição ao sol entre 10h e 16h, usar roupas leves, manter ambientes ventilados, economizar água e redobrar cuidados com idosos, gestantes, crianças pequenas e pessoas com doenças crônicas.
- Alerta e informações: a Defesa Civil disponibiliza sistema gratuito de alertas; para receber informações sobre riscos e orientações de segurança, envie um SMS com o CEP para o número 40199.
O boletim recomenda atenção contínua à evolução dos indicadores climáticos e mobilização de ações preventivas para reduzir impactos sobre populações, atividades produtivas e infraestrutura hídrica.
Siga o AjuNews e entre no nosso grupo de notícias de Aracaju.









