Cidades


Adema mantém serviço de resgate de animais silvestres em sistema de plantão


Publicado 27 de março de 2020 às 19:30     Por Redação AjuNews     Foto Ascom / Sedurbs

Durante o período de isolamento social, a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) continuará mantendo o serviço de captura e resgate de animais silvestres em sistema de plantão, em Sergipe. A medida foi adotada após o decreto do Governo de Sergipe com orientações para o combate e enfrentamento ao novo coronavírus (covid-19). A informação foi divulgada, nesta quinta-feira (26).

Desde a assinatura do decreto, 21 animais já foram resgatados: oito resgates, nove apreensões e quatro entregas voluntárias. Uma cobra jiboia foi resgatada do estacionamento de uma empresa, na Zona Sul de Aracaju, pela equipe técnica da Adema. Ela é um animal jovem e não aparentava infecções ou problemas comuns referentes à espécie.

Os moradores do bairro Aruana, zona de Expansão de Aracaju acionaram a Adema para resgatar uma salamanta. O réptil estava arisco, mas em boas condições de saúde. Além desse caso, uma capivara também foi resgatada em uma casa, no centro de Aracaju. O animal não apresentava nenhum problema de saúde. A soltura desses animais foi realizada em áreas de reserva ambiental.

Além disso, a equipe também está atendendo denúncias de criação ilegal, em cativeiro, de animais silvestres. De acordo com a médica veterinária, Aline Borba, responsável pela equipe de captura e resgate no plantão, a Adema e o Pelotão Ambiental atuaram juntos na fiscalização de uma denúncia referente a criação de animais silvestres na zona norte de Aracaju.

“Em uma residência foi constatado que havia pássaros da fauna silvestre sendo mantido em cativeiro sem qualquer autorização ambiental. Foram apreendidos nove animais entre aves e répteis. Foi constatada a infração, sendo lavrado pelo Pelotão Ambiental da Polícia Militar o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e o morador vai responder judicialmente. Os animais foram levados para o Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas), para avaliação e posterior soltura”, explicou.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso