Economia


Aracajuanos podem pagar IPTU 2022 com desconto até esta segunda (17)


Publicado 17 de janeiro de 2022 às 11:19     Por Fernanda Sales     Foto Arquivo / Prefeitura de Aracaju

Os aracajuanos têm até esta segunda-feira (17) para o pagamento com desconto da cota única do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de 2022. O percentual de abatimento concedido pela Prefeitura de Aracaju é de até 7,5%. Este ano, o imposto sofreu um reajuste médio de 10,05% na alíquota.

Segundo a PMA, o desconto é menor para os contribuintes que possuem débitos de anos anteriores junto ao Município. Nestes casos, o tributo deve ficar 2,5% mais barato. Pelos cálculos da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), o IPTU deve render R$ 250 milhões aos cofres municipais este ano. O valor é um quarto maior do que a projeção de arrecadação de 2021.

O pagamento também pode ser feito em parcelas. O vencimento da primeira parcela é em 7 de fevereiro e, nos meses subsequentes, sempre no quinto dia útil.

Desde o dia 1º de janeiro, a Semfaz iniciou a distribuição dos carnês através dos Correios. Os contribuintes também podem acessar os boletos do IPTU no Portal do Contribuinte, pela internet.

Para visualizar o boleto, ao acessar o Portal, o contribuinte clica em IPTU, em seguida, “acesso ao carnê”, e insere o CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica) e o número da inscrição imobiliária.

Para aqueles que têm dificuldade de acesso à internet e precisam ir até a sede da Semfaz, é preciso realizar o agendamento. Diariamente, são disponibilizadas 280 senhas para atendimentos. Para fazer agendamento, pode ser pelo telefone 3179-1100 ou pelo Portal.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso