Entretenimento


Casa de Ciência promove observação de eclipse lunar em Aracaju neste domingo (15)


Publicado 15 de maio de 2022 às 11:10     Por Redação AjuNews     Foto Reprodução / PMA

A Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju Galileu Galilei (CCTECA), realiza, neste domingo (15), às 22h30, a observação com telescópios do eclipse total da lua, também chamado de Lua de Sangue, na área externa do local, que fica dentro do Parque Augusto Franco, conhecido como Sementeira, Zona Sul de Aracaju.

De acordo com o coordenador da CCTECA, Augusto Almeida, a partir das 22h32, a lua ficará com o aspecto acinzentado, dando início ao eclipse. Às 23h27, a lua ficará ‘cortada’ e, 0h29, iniciará seu aspecto avermelhado. O ponto máximo do eclipse será registrado à 1h11, já na madrugada de domingo para segunda-feira.

“Além da observação com telescópios, haverá uma tela com explicações e simulações sobre o fenômeno. Para segurança de todos, o evento contará com a presença da Guarda Municipal de Aracaju (GMA). Não há limite de participantes e orientamos levar repelentes para quem pretende ficar até o fim da observação”, explica Augusto.

A partir de 1h53, a lua voltará ao tom acinzentado. O fim da observação acontecerá às 3h50, quando se encerra o eclipse e a lua cheia brilhará novamente. A CCTECA alerta que o evento poderá ser cancelado de acordo com as condições do tempo. O acesso ao local se dá pela lateral do Parque, no portão da avenida Oviêdo Teixeira.

Eclipse
Este é o primeiro eclipse total da lua de 2022 e, segundo astrônomos, também será o único. Outro igual só poderá ser observado por brasileiros em 2025. O eclipse total lunar acontece quando a lua é ocultada pela sombra da Terra. Isso ocorre quando sol, Terra e lua encontram-se alinhados, com a Terra entre os dois.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso


Publicidade
Justiça

Justiça nega recurso de Danielle em ação por danos morais de Edvaldo

Justiça
Mais Lidas


Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.