Cidades


Chuvas ocasionam aumento de chamadas para resgate de jiboias em Sergipe


Publicado 16 de maio de 2022 às 16:46     Por Redação AjuNews     Foto Divulgação / Governo de Sergipe

Por conta das chuvas das últimas semanas, em Sergipe, as solicitações para que as equipes de fauna da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) resgatem cobras jibóias (Boa constrictor) têm aumentado consideravelmente tanto em Aracaju, quanto no interior sergipano.

No bairro Porto Dantas, Zona Norte de Aracaju, os profissionais resgataram uma jiboia que se encontrava solta em um condomínio residencial. Após a avaliação, os profissionais perceberam tratar-se de um animal jovem, bastante ativo e responsivo e sem nenhuma lesão, o que possibilitou sua soltura em área de reserva ambiental, de acordo com o Governo de Sergipe.

A Administração Estadual também informou o aparecimento e resgate de mais duas cobras da mesma espécie. Uma foi encontrada no Conjunto Santa Luzia, Zona Oeste da capital, que estava em um galpão e a outra foi resgatada em uma casa no bairro Mosqueiro, Zona de Expansão. Após a avaliação dos profissionais, não foram constatados problemas e os animais foram soltos em área de reserva ambiental.

Interior sergipano
As equipes da Adema foram acionadas para resgatar uma jiboia adulta que estava em um posto de saúde, localizado no Povoado Cardoso, em São Cristóvão, na Grande Aracaju. Feita a avaliação, percebeu-se que o réptil estava saudável e sem nenhuma lesão, tendo sido solto posteriormente em reserva ambiental.

Segundo o veterinário da Adema, Daniel Allievi, a frequente ocorrência dessa espécie é comum em períodos de chuva. “O aparecimento recorrente das cobras jiboias é bem comum nessa época do ano, devido ao tempo chuvoso. A chuva cai em maior frequência e acaba inundando o abrigo desses répteis, fazendo com que eles saiam de suas tocas à procura de um novo local para ficarem. Outro fator de influência nesse caso é o fato desses animais serem ectotérmicos, ou seja, eles regulam a sua temperatura de acordo com o habitat em que estão inseridos, fazendo com que as jiboias saiam em busca de sol e calor para se aquecerem”, explicou.

A Adema ressalta a população que ao encontrar algum animal silvestre fora do seu habitat é importante acionar as equipes especializadas do órgão para fazer o resgate ou apreensão, por meio do telefone (79) 9 9191-5535. O mesmo número também serve para agendar a entrega voluntária desse tipo de animal.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso