Cidades


Cidades sergipanas são alertadas sobre aumento da vazão do Xingó


Publicado 07 de março de 2020 às 09:55     Por Roberta Cesar     Foto Divulgação/ Chesf/ Arquivo

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) alertou a prefeitura dos municípios banhados pelo Rio São Francisco, conhecido como Velho Chico, para o aumento da vazão em suas usinas localizadas no nordeste, incluindo Xingó, localizado na divisa de Sergipe e Alagoas, entre os municípios de Canindé de São Francisco e Piranhas.

As cidades banhadas pelo Rio São Francisco em Sergipe são: Brejo Grande, Pacatuba, Ilha das Flores, Neópolis, Santana do São Francisco, Propriá, Cedro de São João, Telha, Amparo do São Francisco, Canhoba, Nossa Senhora de Lourdes, Gararu, Porto da Folha, Poço Redondo e Canindé de São Francisco.

De acordo com a Chesf, choveu muito em Minas Gerais no mês de fevereiro e desde então, a água tem chegado ao rio São Francisco em grande quantidade. Até o momento, a barragem de Três Marias, em Minas Gerais, está liberando uma vazão de 2.000 m3/s para amortizar a cheia no Alto São Francisco evitando que o reservatório atinja a cota de 100% e permaneça nos 98%.

A previsão é de que Sobradinho atinja até o final de março, 70% do seu volume útil ( mas ainda tem muito espaço para armazenar água). As chuvas irão continuar no alto e vão se intensificar no médio e no baixo São Francisco nos próximos 10 dias.

Diante do quadro favorável de chuvas, o Operador Nacional do Sistema (NOS) fez uma solicitação à Agência Nacional de Águas (ANA) para aumentar a vazão em Xingó (SE), de 800 para 1.000 m3/s nos próximos dois meses. Sobradinho deve atingir neste período a faixa normal de operação (+70% do Volume Útil). Ou seja, por enquanto, a situação no Baixo São Francisco é normal e sem risco de cheia. Esta média de 1000 m3/s prevista para Xingó vai variar entre 790 e 1360 m3/s.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso