Cidades
Codevasf: Projetos de irrigação em Sergipe produziram mais de 45 mil toneladas de itens agrícolas em 2022
Os projetos de irrigação Betume, Cotinguiba/Pindoba, Jacaré-Curituba e Propriá, implantados em Sergipe pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), produziram, em 2022, mais de 45 mil toneladas de itens agrícolas. Entre as culturas, os destaques foram arroz, quiabo e mandioca.
Com 1.671 produtores – a maioria familiares –, os projetos do Baixo São Francisco sergipano registraram um valor bruto de produção (VBP) de R$ 47,6 milhões, com uma área cultivada de 7.816 hectares. Os dados são do balanço de produção da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação da Companhia, que contabilizou, ainda, a marca de 22 mil empregos gerados – diretos, indiretos e induzidos – no período.
“A safra de verão foi excelente. Chegamos a uma média de quase 8 toneladas por hectare aqui no projeto Propriá, com o produtor vendendo a um preço bom. Com a redução de alguns custos, como o adubo, a perspectiva é de aumentarmos a área plantada na próxima safra. E isso é muito importante para a região, porque os projetos de irrigação movimentam a economia, geram trabalho. Nós vivemos disso”, afirma Crizelvan Santos Cardoso, um dos 312 irrigantes do Propriá. Localizado nos municípios de Cedro de São João, Propriá e Telha (SE), o projeto possui uma área irrigável de 918 hectares.
Os projetos de irrigação em Sergipe também possuem atividades de pecuária e aquicultura, que alcançaram uma produção de 2,5 mil toneladas. A área produtiva foi de 537 hectares. O valor bruto de produção alcançado nessa categoria foi de R$ 16,2 milhões no estado.
“Os projetos de irrigação são a razão de existir da empresa e, por isso, são uma de nossas prioridades. Desde a sua criação, eles são responsáveis por gerar milhares de empregos e produzir alimentos para a população em Sergipe. Os investimentos realizados pela Codevasf, aliados ao trabalho e dedicação dos agricultores, trazem muitos resultados positivos para a sociedade”, aponta o superintendente regional da Codevasf em Sergipe, Marcos Alves Filho.
Confirmações da Codevasf em Sergipe
Leia os termos de uso