Saúde


Contra privatização do Samu, profissionais da saúde protestam em Aracaju


Publicado 17 de fevereiro de 2020 às 11:39     Por Peu Moraes     Foto SEESE

Dezenas de profissionais da saúde protestaram em frente ao Palácio dos Despachos, sede do governo de Sergipe, em Aracaju, na manhã desta segunda-feira (17), contra a terceirização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória, no alto sertão de Sergipe. No final de janeiro, o Conselho Estadual de Saúde de Sergipe (CES/SE) aprovou a terceirização como parte da Programação Anual de Saúde 2020, que norteia as ações que serão realizadas no Sistema Único de Saúde em Sergipe neste ano.

Segundo a assessoria de imprensa do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (SEESE), cerca de 60 pessoas entre enfermeiros, funcionários do Samu de várias áreas e do hospital. O grupo também conta com o apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Como o AjuNews noticiou, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o anúncio das mudanças causou debate entre a bancada governista e opositora. “Vamos propor uma cogestão do Samu por 12 meses. Por isso, não é privatizar o serviço. Aproveito para reconhecer o excelente trabalho dos profissionais do Samu em Sergipe”, disse o líder do governo, o deputado estadual Zezinho Sobral (PODE).

O líder da oposição Dr. Samuel Carvalho (Cidadania), afirmou que o grupo está colhendo mais informações para poder se manifestar de forma oficial sobre o tema. “Sabemos que parece que em março será feita a licitação da concorrência pública. Estamos, nesse momento, na fase preparatória verificando a documentação, o porquê de estarem fazendo isso para que a gente possa se manifestar de forma mais correta”, ressaltou.

Leia mais
‘Vamos propor uma cogestão do Samu’, diz Zezinho Sobral ao rebater Iran Barbosa
Governo de Sergipe terceiriza administração do Samu
Líder do PT na Alese critica privatização do Samu em Sergipe



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso