Cidades


Edvaldo apresenta PPP da Iluminação Pública de Aracaju em fórum virtual


Publicado 15 de abril de 2021 às 13:02     Por Fernanda Sales     Foto Ana Lícia Menezes / Prefeitura de Aracaju

O prefeito Edvaldo Nogueira apresentou o modelo de Parceria Público-Privada (PPP) que está sendo implementado em Aracaju para transformação da iluminação pública da cidade. A apresentação foi feita durante o V Fórum de Iluminação Pública e Cidades Inteligentes – Hiria NMB, nesta quarta-feira (14), em encontro virtual com gestores e lideranças do setor, com a finalidade de debater sobre a construção do mercado de iluminação pública até 2025, e sobre o crescimento das cidades inteligentes no Brasil.

Durante o evento, Edvaldo detalhou o projeto, as ações estruturantes que foram estabelecidas no Planejamento Estratégico para execução da PPP e os passos seguidos desde 2017 para o êxito alcançado.

“Os municípios brasileiros têm orçamentos municipais muito engessados, o que nos impossibilita avançar em diversos aspectos, e as PPPs são fundamentais para definirmos caminhos. Em Aracaju, por exemplo, a Prefeitura precisava investir na modernização da iluminação pública e começamos a discutir estratégias, meios para executá-la, sendo a melhor delas a PPP, já que, sozinhos, não teríamos condições de investir, com recursos próprios, para o tamanho do investimento necessário” destacou o prefeito.

O prefeito também explicou como se deu a busca pelo equilíbrio fiscal da Prefeitura para que a cidade fosse selecionada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional para receber aporte financeiro do Fundo Estruturador de Participações – FEP. Edvaldo destacou, ainda, que a gestão contou com a parceria da Caixa Econômica Federal, do Banco Mundial, através do IFC, e do governo federal, ao longo do processo.

Ainda em sua participação, Edvaldo destacou que a PPP da Iluminação Pública de Aracaju tem como base duas vertentes: a melhoria da qualidade de vida da população e o fator econômico. “Vamos substituir 58.700 pontos de luz, usando tecnologia de LED, e vamos instalar iluminação cênica em 16 pontos turísticos, atraindo mais visitantes a estes locais. Além disso, teremos telegestão em 27% das vias da cidade e nossa meta de eficientização é de 61,2%. Tudo isso, com investimento na ordem de R$ 82,6 milhões”, acrescentou.

Segundo o gestor, o prazo para a execução é de 24 meses, mas a previsão do consórcio é de concluir em 18 meses.

Leia mais:
Edvaldo Nogueira anuncia Auxílio Emergencial em três parcelas de R$ 200



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso