Economia


Espanhola Aena assume aeroporto de Aracaju na próxima semana


Publicado 11 de fevereiro de 2020 às 08:17     Por Redação AjuNews     Foto Divulgação / Governo de Sergipe

A gestora aeroportuária espanhola Aena assume a administração do Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria no próximo dia 20. A informação foi confirmada ao AjuNews pela atual administração do equipamento, na manhã desta terça-feira (11). Atualmente, o equipamento é gerido pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Em março do ano passado, a Aena venceu a licitação realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A empresa ofereceu R$ 1,9 bilhões para gerir, por um prazo de seis anos, seis aeroportos no Nordeste.

Além do terminal de Aracaju, ela também administrará os aeroportos de Recife, João Pessoa, Campina Grande, Juazeiro do Norte e Maceió, por onde passaram 13,7 milhões de passageiros em 2018, o que corresponde a 6,5% do total do país.

Aena administra 46 aeroportos e dois heliportos na Espanha, também opera terminais no Reino Unido, México, Colômbia e Jamaica, além de prestar serviços de consultoria para clientes estratégicos, como a Empresa Cubana de Aeroportos e Serviços Aeronáuticos.

Tarifas – A empresa não será submetida a regulamentação tarifária. As tarifas de embarque, conexão, pouso e permanência em operações regulares serão cobradas com base em receita teto por passageiro nos aeroportos de Recife, Maceió, João Pessoa, Aracaju, Vitória e Cuiabá – todos integrantes do bloco que foi arrematado pela Aena.

Todas as demais tarifas praticadas nos aeroportos regionais, bem como as tarifas de armazenagem e capatazia (exceto as de carga em trânsito) e de operações de aviação geral e executiva, não estão submetidas à regulação tarifária direta, mas também devem observar as obrigações de transparência, não discriminação e consulta aos usuários, conforme recomendações da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).

Abaixo as melhorias iniciais que devem ser feitas no aeroporto de Aracaju:

• Melhorias das condições de utilização dos banheiros e fraldários do aeroporto;
• Revitalização e atualização das sinalizações de informação dentro e fora do Terminal de Passageiros (TPS);
• Disponibilização de internet wi-fi gratuita de alta velocidade em todo o TPS;
• Revisão e melhoria do sistema de iluminação das vias de acesso de veículos aos terminais, estacionamentos de veículos, TPS, terminais de carga e outros setores que envolvam a movimentação de passageiros e seus acompanhantes no lado terra do aeroporto;
• Revisão dos sistemas de climatização, escadas rolantes, esteiras rolantes, elevadores e esteiras para restituição de bagagens;
• Correção de fissuras, infiltrações, manchas e desgastes na pintura de paredes, pisos e forros (inclusive área externa) dos terminais de passageiros;
• Revitalização e atualização de infraestrutura de acessibilidade e equipamentos de mobilidade dos terminais de passageiros.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso