Política


Ex-prefeito de Santa Luzia do Itanhi e parentes são alvos de ação do MP por Improbidade Administrativa


Publicado 16 de abril de 2021 às 19:32     Por Fernanda Souto     Foto Reprodução/ Google Street View

O ex-prefeito do município de Santa Luzia do Itanhi, no Leste Sergipano, Edson Santos Cruz, foi ajuizado com uma Ação Civil Pública por Improbidade Administrativa. Além dele, também foram alvos o então ocupante do cargo de Secretário Municipal de Juventude, Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, Cledson Gomes Cruz; e então ocupante do cargo de Secretário Municipal de Infraestrutura, Manoel Valter Cruz.

O Ministério Público de Sergipe, através da Promotoria de Justiça de Indiaroba, instaurou um inquérito civil para apurar supostas ilegalidades cometidas na administração pública de Santa Luzia do Itanhi, segundo representação encaminhada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese).

Na investigação foi destacada a prática de atos pelo ex-prefeito que importavam em nepotismo, de acordo com o entendimento adotado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O ex-prefeito Edson Santos Cruz nomeou à época para o cargo de Secretário de Juventude, Esporte, Cultura, Lazer e Turismo de Santa Luzia do Itanhi o filho Cledson Gomes Cruz, que não possuía nenhuma formação técnica na área ou experiência profissional envolvendo a administração pública. Ainda, nomeou para o cargo de Secretário de Infraestrutura seu irmão Manoel Valter Cruz que, assim como seu sobrinho, não tinha capacitação técnica adequada para chefiar a pasta em que foi nomeado.

O MP emitiu a Recomendação 004/2019 para que o então prefeito exonerasse seus familiares que não detêm formação técnica para o exercício destes.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso