Saúde


Levantamento aponta médio e baixo risco de infestação pelo Aedes aegypti em Aracaju


Publicado 17 de janeiro de 2020 às 12:38     Por Redação AjuNews     Foto Arquivo/Agência Brasil

O Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) do município de Aracaju, divulgado pela prefeitura, nesta sexta-feira (17), aponta que 24 bairros apresentam baixo risco de infestação, 19 têm médio risco. Nenhuma localidade tem alto risco. Os dados referentes ao segundo semestre de 2019 e janeiro deste ano foram apresentados pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), na manhã desta sexta-feira (17).

Os principais bairros que apresentaram médio risco ou alerta de surto foram Palestina (2,9); Pereira Lobo (2,6), Salgado Filho (2,4) e Capucho (2,2). Segundo o chefe do Executivo Municipal, o índice geral ficou em 0,9%, o que representa baixo risco para aparecimento de surtos e endemias de acordo com o Ministério da Saúde. Em janeiro do ano passado, o índice era de 1,2.

De acordo com o estudo, a Secretaria Municipal da Saúde notificou 3.096 casos de dengue, desses foram confirmados 1.763. Quatro pessoas morreram no período. Os maiores índices foram registrados nos meses de julho (827 notificações e 534 confirmações) e agosto (737 notificações e 436 confirmações).

No mesmo período, foram notificados 209 casos de chikungunya, desse número 136 foram confirmados. Ainda no período analisado, foram feitas 52 notificações de casos de zika e quatro confirmações da doença. Em nenhum dos dois casos houve morte.

Ainda segundo a prefeitura, os próximos mutirões de combate ao mosquito acontecerão:

10 de janeiro: Palestina
18 de janeiro: Pereira Lobo
25 de janeiro: Salgado Filho
1º de fevereiro: Capucho
8 de fevereiro: Santa Maria
15 de fevereiro: Cidade Nova



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso