Saúde


Levantamento aponta médio e baixo risco de infestação pelo Aedes aegypti em Aracaju


Publicado 17 de janeiro de 2020 às 12:38     Por Redação AjuNews     Foto Arquivo/Agência Brasil

O Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) do município de Aracaju, divulgado pela prefeitura, nesta sexta-feira (17), aponta que 24 bairros apresentam baixo risco de infestação, 19 têm médio risco. Nenhuma localidade tem alto risco. Os dados referentes ao segundo semestre de 2019 e janeiro deste ano foram apresentados pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), na manhã desta sexta-feira (17).

Os principais bairros que apresentaram médio risco ou alerta de surto foram Palestina (2,9); Pereira Lobo (2,6), Salgado Filho (2,4) e Capucho (2,2). Segundo o chefe do Executivo Municipal, o índice geral ficou em 0,9%, o que representa baixo risco para aparecimento de surtos e endemias de acordo com o Ministério da Saúde. Em janeiro do ano passado, o índice era de 1,2.

De acordo com o estudo, a Secretaria Municipal da Saúde notificou 3.096 casos de dengue, desses foram confirmados 1.763. Quatro pessoas morreram no período. Os maiores índices foram registrados nos meses de julho (827 notificações e 534 confirmações) e agosto (737 notificações e 436 confirmações).

No mesmo período, foram notificados 209 casos de chikungunya, desse número 136 foram confirmados. Ainda no período analisado, foram feitas 52 notificações de casos de zika e quatro confirmações da doença. Em nenhum dos dois casos houve morte.

Ainda segundo a prefeitura, os próximos mutirões de combate ao mosquito acontecerão:

10 de janeiro: Palestina
18 de janeiro: Pereira Lobo
25 de janeiro: Salgado Filho
1º de fevereiro: Capucho
8 de fevereiro: Santa Maria
15 de fevereiro: Cidade Nova



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso


Publicidade
Justiça

Fernando Zor processa ex após ser chamado de ‘pai ausente’, diz colunista

Justiça
Mais Lidas
Publicidade


Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.