Justiça


Mais de 2 mil divórcios já foram registrados em Sergipe


Publicado 07 de fevereiro de 2020 às 07:23     Por Anna Moser     Foto Divulgação

Sergipe registrou em 2018 divórcios, sendo 459 em cartórios. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o levantamento feito pelo Colégio Notarial do Brasil (Censec) e o Seccional de São Paulo (Canp).

Segundo a pesquisa, com a aplicação da Lei Federal 11.441, em vigor desde 2007, os números têm crescido bastante e os divórcios realizados diretamente em Cartórios de Notas já representam quase 20% das dissoluções de casamentos no Brasil. Foram 385.246 divórcios em todo o país, sendo que 73.818 deles foram realizados diretamente nos tabelionatos brasileiros.

No Brasil, Goiás é o estado que lidera o número de divórcios extrajudiciais com 77,9% dos procedimentos feitos direto em cartórios. O Rio Grande do Sul vem em segundo lugar com 66,8%, enquanto, mesmo com apenas 17% dos divórcios concretizados em cartórios, São Paulo lidera o ranking na questão de números absolutos, com 17.209 divórcios extrajudiciais concluídos em 2018.

De acordo com informações do Censec, para realizar o divórcio em Cartório de Notas é preciso que o casal esteja em consenso quanto à separação e a divisão dos bens, não haja filhos menores e/ou incapazes envolvidos ou, em alguns estados, que as questões de alimentos e guarda estejam resolvidas judicialmente. Nestes casos, os procedimentos podem ser resolvidos em poucas horas após agendamento do ato no tabelionato.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso