Cidades


Pesquisadora da UFS diz ser “improvável” tsunami atingir Sergipe com erupção de vulcão


Publicado 17 de setembro de 2021 às 20:09     Por Redação AjuNews     Foto Reprodução / Google

Após as especulações de que a praia de Atalaia seria atingida por um tsunami, a pesquisadora e professora do Departamento de Geologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Adriane Machado, afirmou ser “improvável” esse fenômeno climático acontecer na capital sergipana. A narrativa sobre o risco de um tsunami atingir o litoral nordestino surgiu, nesta quinta-feira (16), após a emissão do sinal de alerta amarelo para a possibilidade de erupção do vulcão La Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, próximo à costa africana e a mais de 4 mil km do litoral brasileiro.

A chance de o Brasil ser atingido por um tsunami nessa circunstância não é impossível, mas é altamente improvável, segundo a especialista. “Para que exista a possibilidade do tsunami ocorrer, é necessário que o vulcão La Cumbre Vieja entre em erupção e que a magnitude dessa erupção seja suficiente para causar o colapso do edifício vulcânico. E ainda que o material proveniente do desmantelamento deslize para dentro do mar,” destaca a pesquisadora.

“Neste cenário, haveria a possibilidade de gerar um tsunami, muito provavelmente, de abrangência localizada. Alguns modelamentos matemáticos realizados por pesquisadores estrangeiros apontam uma estimativa da ordem de 500 km³ de material vulcânico que seria lançado ao mar,” complementou Adriane.

Possibilidade de megatsunami
A professora ainda destacou que a erupção por si só não seria capaz de gerar o colapso do vulcão. A preocupação, no caso do La Cumbre Vieja, está numa falha no flanco oeste do vulcão, uma zona de fraqueza que afeta a estabilidade do edifício vulcânico. Nisso, a erupção contribuiria para desestabilizar ainda mais a encosta do vulcão, acelerando o desmantelamento.

Leia mais:
Vulcão capaz de gerar tsunami na África e que atingiria Sergipe está em alerta de erupção; entenda



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso