Educação


São Cristóvão é eleita como quinta cidade brasileira com melhor capital humano


Publicado 25 de novembro de 2021 às 17:47     Por Fernanda Souto     Foto Heitor Xavier/ Prefeitura de São Cristóvão

A Cidade Mãe de Sergipe, São Cristóvão, ganhou o título de quinto município com melhor desempenho no capital humano do Brasil, atrás somente de Vitória (ES), Recife (PE), Florianópolis (SC) e Seropédica (RJ). O ranking foi feito através de um mapeamento de 411 municípios com mais de 80 mil habitantes, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios 2021, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

Os resultados da pesquisa se baseiam em três dimensões fundamentais: Sociedade, Economia e Instituições. As dimensões são subdividas em 13 pilares, cuja posição no ranking depende da avaliação de 65 elementos indicadores. São Cristóvão, por exemplo, destacou-se no escopo da economia, no pilar Capital Humano, cujos indicadores que determinaram a quinta posição foram três: taxa bruta de matrícula no ensino técnico e profissionalizante; taxa bruta de matrícula no ensino superior e qualificação dos trabalhadores em emprego formal.

Além disso, o município foi classificado como uma das cidades sergipanas com melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2019, com nota 5, e também reconhecida pelo Ministério Público de Contas do Estado de Sergipe (MPC/SE) como a segunda cidade do Estado a pontuar no Índice de Eficiência Educacional – indicativo este que avalia os municípios sergipanos, a partir da nota do IDEB e outros motes avaliativos.

Ainda no eixo educação, a Cidade Mãe conseguiu alcançar a 12ª posição do Ranking Connected Smart Cities 2020, tornando-se a única cidade do Nordeste nesta categoria. A avaliação compreendeu uma junção de fatores relacionados ao tema, através da junção de dados municipais, estaduais e federais (Instituto Federal de Sergipe e Universidade Federal de Sergipe).

De acordo com a CLP, a comparação entre os municípios tem a capacidade de estimular a competitividade saudável no setor público, cujos resultados tendem a incentivar a população na busca por respostas, assim como impulsiona os municípios no fortalecimento das políticas públicas, na atração de empresas, trabalhadores e estudantes para agregarem no processo de desenvolvimento da cidade.

 



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso