Saúde


São Cristóvão emite alerta de urgência de surto de zika vírus


Publicado 28 de julho de 2021 às 19:35     Por Fernanda Souto     Foto Dani Santos/ Prefeitura de São Cristóvão

Um alerta de urgência em saúde pública foi emitido para a população de São Cristóvão, na Grande Aracaju, pela coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde, nesta terça-feira (27), com relação a um indicativo de surto de zika vírus no município.

Segundo dados da Vigilância, cinco exames sorológicos para o vírus foram recebidos no dia 14 de junho deste ano. Os casos foram os primeiros do ano de 2021 e estavam distribuídos pelo Loteamento Lauro Rocha (2 casos), Divinéia (2 Casos) e Rosa Maria (1 caso).

Já no último dia 16 a vigilância ambiental recebeu resultados de mais dois exames sorológicos positivos para zika vírus, sendo um caso no Rosa Elze e um caso no Rosa Maria (paciente gestante).

Para combater a proliferação do zika vírus, ações de bloqueio estão sendo intensificadas no município, como: visitas domiciliares em locais com casos suspeitos e confirmados, controle mecânico com eliminação de criadouros e tratamento focal, coleta de larvas, borrifação para eliminação de adultos do mosquito e principalmente campanha educativa nas áreas para a prevenção de possíveis criadouros.

Sintomas e prevenção
O vírus Zika é transmitido através da picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue, a chikungunya e a febre amarela. O mosquito precisa de água parada para proliferar e como ainda não existe vacina para esta doença, é necessária a atuação ativa de toda a população para se evitar possíveis criadouros em suas residências, escolas e ambientes de trabalho.

Os sintomas mais comuns associados ao vírus Zika são: “Vermelhão” em todo o corpo com muita “coceira” depois de alguns dias; Febre baixa, muitas vezes não sentida; Conjuntivite (olho vermelho) sem secreção; Mialgia e dor de cabeça; Dor nas articulações.

A infecção por Zika Vírus na maioria dos casos é uma doença branda e tem cura espontânea depois de 10 dias. Mas existem complicações neurológicas, e uma das principais é a microcefalia em fetos, ocasionada pela infecção materna.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso