Cidades


Seca tem redução no sertão sergipano e chuvas são previstas no outono


Publicado 22 de abril de 2020 às 16:59     Por Dhenef Andrade     Foto Marcos Rodrigues / Sedurbs

O Centro de Análises e Previsões do Tempo e Clima, Meteorologia e Mudanças Climáticas (CMT) de Sergipe registrou redução da severidade de seca na região do Sertão Sergipano. O centro, coordenado pela Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma), emitiu um novo boletim nesta quarta-feira (22).

Segundo o meteorologista da Serhma, Overland Amaral, a situação no Semi-Árido passou de grave, para moderada, além disso houve redução da intensidade da seca em regões do Agreste e Leste sergipano, que mudou de moderada para fraca. “Em Sergipe os totais mensais de chuvas de março foram acima da média histórica. Com base nos indicadores de curto e longo prazo, houve diminuição na severidade de seca no Sertão, assim como em parte do Agreste e Leste”, avalia o meteorologista.

De acordo com o boletim meteorológico, Sergipe passa por um período climático onde as probabilidades para ocorrência de chuvas apresentam-se acima da média normal. Fenômenos como El Niño somado às instabilidades atmosféricas decorrentes dos Distúrbios de Ondas de Leste, Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), e Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) são responsáveis pelo aumento dos quantitativos de chuva no estado.

O superintendente da Serhma, Ailton Rocha, avalia que a situação é positiva para a agricultura. “Estamos atentos e monitorando sempre. Tais chuvas agitam as expectativas para ações agrícolas, as quais promovem grande movimentação e preparo de solos para plantio, por outro lado, podem também contribuir para o aumento de níveis e vazões tal qual estamos a acompanhar na Bacia do São Francisco”, conclui.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso