Coronavírus


Anvisa aprova extensão do prazo de validade da vacina da Janssen


Publicado 14 de junho de 2021 às 21:00     Por Fernanda Souto     Foto Tânia Rego/ Agência Brasil

A extensão do prazo de validade da vacina da Janssen contra a covid-19 foi autorizada, nesta segunda-feira (14), pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O imunizante agora pode ficar quatro meses e meio armazenado entre 2°C e 8°C. Anteriormente, o período máximo era de três meses.

Segundo o Metrópoles, o pedido de ampliação foi feito no dia 10 de junho. Com a vacina aprovada para uso emergencial desde 31 de março, o Brasil deve receber, nesta semana, um carregamento de 3 milhões de doses com data de vencimento iminente.

Para a decisão de extensão da validade, a agência reguladora considerou os estudos de qualidade apresentados pela empresa e a determinação do FDA (órgão equivalente à Anvisa nos Estados Unidos) sobre o assunto.

A vacina da Janssen é a única aprovada pela Anvisa para aplicação em dose única. Quando armazenada em temperaturas entre -25°C e -15°C, o prazo de validade é de 24 meses. No entanto, no Brasil, a rede de frio não está completamente equipada com ultracongeladores capazes de manter a baixa temperatura por muito tempo.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso