Educação


Após petição de alunos, Unit não confirma se reduzirá mensalidades


Publicado 06 de abril de 2020 às 19:37     Por Dhenef Andrade     Foto Reprodução / Google Street View

Após a reportagem do AjuNews publicar uma petição feita por alunos de Sergipe da Universidade Tiradentes (Unit), em que pedem a redução da cobrança da mensalidade dos cursos de graduação, a instituição enviou uma nota por meio de sua assessoria. No comunicado, a universidade não cita se irá atender ou não o pedido feito pelos universitários. Os estudantes alegam que com as medidas de isolamento social e, em decorrência, do fechamento do comércio, suas famílias foram impactadas financeiramente.

A universidade justificou que “esse cenário é passageiro e não há supressão dos serviços educacionais ou mudança no modelo pedagógico. Assim que a pandemia pelo novo coronavírus cessar e a Organização Mundial da Saúde anunciar, oficialmente, um cenário social saudável e seguro, todas as atividades práticas serão retomadas e repostas nos campi da Unit em Sergipe”.

Ainda de acordo com a Unit, não houve transformação do modelo pedagógico para o Ensino à Distancia (EaD) e que as medidas adotadas tem por objetivo diminuir o impacto acadêmico nos alunos de graduação presencial.

Leia a íntegra da nota:

“Desde o dia 18 de março, a Universidade Tiradentes – Unit – suspendeu suas atividades presenciais de todos os polos e campi em atendimento a recomendação do Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Saúde. Inicialmente, a suspensão anunciada seria até dia 29, mas o cenário da pandemia causada pelo novo coronavírus não permitiu que os encontros fossem retomados, conforme decretos do Governo do Estado.

Atento ao momento em que vivemos, o MEC orientou via decreto que, em caráter excepcional, as Instituições de Ensino Superior do País realizassem a substituição dos encontros em espaços físicos por encontros em espaços virtuais para amenizar os impactos didático-pedagógicos dos universitários.

Pensando nisso, depois de muito investimento em tecnologia e capacitação dos professores e colaboradores, em tempo recorde, a Unit retomou as atividades acadêmicas. Isso ocorreu no último dia 30 de março, com aulas ao vivo por meio do Google For Education – plataforma que a Unit é referência mundial. As práticas de estágio e demais ações que necessitam de presencialidade (inclusive dos curso híbridos) serão redesenhadas junto ao calendário letivo de cada curso.

Tudo isso para que a Unit dê continuidade ao seu processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências, com a qualidade que lhe é peculiar ao longo desses 57 anos de existência. Assim, a Universidade possibilita a conclusão do semestre com êxito, evitando qualquer tipo de prejuízo quanto às nossas obrigações estabelecidas com o aluno (vigentes, inclusive, no contrato de prestação de serviços celebrado, respaldado em Nota Técnica nº 14/2020/CGEMM/DPDC/SENACON/MJ, emitida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública).

É extremamente importante esclarecer que a Unit não migrou suas atividades para o modelo de Educação a Distância como relatado pelo Portal Aju News. O EaD é, geralmente, autoinstrucional e com apoio pedagógico de tutores em horários predefinidos. O que não ocorre nesse modelo temporário adotado pela Unit para haver o mínimo de impacto acadêmico possível nos alunos de graduação presencial e, assim, todos terem a chance de continuar com seus sonhos nos estudos, ainda que isolados socialmente.

Assim, a Unit substitui somente a estrutura da sala de aula convencional pelo conforto e pela segurança do lar do aluno, e as aulas, por sua vez, acontecem nos mesmos horários das aulas presenciais, num espaço restrito à turma, que permite interação ao vivo com o professor e com os seus colegas.

Esse cenário é passageiro e não há supressão dos serviços educacionais ou mudança no modelo pedagógico. Assim que a pandemia pelo novo coronavírus cessar e a Organização Mundial da Saúde anunciar, oficialmente, um cenário social saudável e seguro, todas as atividades práticas serão retomadas e repostas nos campi da Unit em Sergipe”.

Leia mais

Alunos da Unit criam petição para redução da mensalidade durante quarentena

 



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso