Brasil


China libera insumos para produção da CoronaVac no Brasil, diz Bolsonaro


Publicado 25 de janeiro de 2021 às 18:38     Por Fernanda Souto     Foto Divulgação/ Instituto Butantan

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou que a China liberou e vai exportar para o Brasil os insumos necessários para a produção da CoronaVac, nesta segunda-feira (15). Segundo ele, a entrega deve acontecer “nos próximos dias”.

No seu perfil do Twitter, Bolsonaro informou que serão 5,4 mil litros dos insumos. De acordo com o chefe do Executivo, a exportação do material já foi aprovada, e os insumos já estão em área aeroportuária prestes para serem enviados para o Brasil.

Após o anúncio do presidente, o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, alegou que o governo chinês está junto ao Brasil “na luta contra a pandemia”. “A China está junto com o Brasil na luta contra a pandemia e continuará a ajudar o Brasil neste combate dentro do seu alcance. A união e a solidariedade são os caminhos corretos para vencer a pandemia”, disse.

A liberação da matéria-prima permite a continuação da produção da CoronaVac no Brasil pelo Instituto Butantan. A estimativa é que o Butantan envase cerca de 11 milhões de doses com a chegada do material.

O instituto já havia recebido 6 milhões de doses prontas vindas da China, que tiveram autorização para uso emergencial pela Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa). Na semana passada, a agência reguladora aprovou um novo pedido emergencial, para mais 4,8 milhões de doses envasadas no Brasil.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso