Coronavírus


Cirurgião sergipano desenvolve pesquisa sobre relação da higiene bucal e agravamento da covid-19


Publicado 09 de julho de 2020 às 19:00     Por Larissa Barros     Foto Divulgação / Secretaria de Estado da Saúde

O cirurgião dentista sergipano do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Thadeu Roriz, é um dos autores da primeira pesquisa com o objetivo de analisar se pacientes diagnosticados com a covid-19 podem ser agravados por causa da doença periodontal, geralmente causada por má higiene oral.

O artigo publicado pelo cirurgião na Revista Brasileira de Educação e Saúde (REBES), contou com a parceria dos dentistas Ademir Filho, da Universidade de Campinas, Christiana Roriz, da Associação brasileira de odontologia (abo-Al) e Matheus Cruz, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Além da parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Associação Brasileira de Odontologia Sergipe (ABO-SE).

Segundo a SES, o estudo observacional já obteve aprovação na plataforma Brasil e está sendo realizado no Hospital Regional de Itabaiana (HRI), Agreste Sergipano, com tempo estimado de três meses.

De acordo com Thadeu Roriz, o estudo observacional que está em andamento vai contar com testes estatísticos. “Nas pesquisas serão avaliadas variáveis clínicas periodontais em pacientes com a Covid-19 graves e não graves, com e sem comorbidades para averiguar sob o aspecto clínico se há plausibilidade biológica e imunológica entre essas enfermidades se confirma ou não, sempre aplicando os testes estatísticos necessários. Contamos com os diversos profissionais responsáveis pela manutenção e funcionamento das instituições envolvidas, além das equipes específicas para realizar a pesquisa”, disse.

Para Thadeu Roriz, a ciência é essencial para a condução e esclarecimento da covid-19. “Estamos num momento em que o vírus nos impõe muitas dúvidas e só a ciência pode nos ajudar a esclarecer com as respostas e, assim, minimizar a atual e constante dor da sociedade”, relatou o dentista.

Ainda segundo o cirurgião, o projeto foi submetido também para realizar o estudo no Hospital de Cirurgia e em um hospital da rede particular do estado, no entanto está aguardando a aprovação. A pesquisa também será iniciada em um hospital particular de Maceió. Além disso, outras instituições de estados do país como Espírito Santo, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba , Rio Grande do Norte, Pernambuco e São Paulo se interessaram em participar.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso