Cidades


Covid-19: Após fiscalização, prefeitura de Aracaju flagra aglomerações nas praias da capital


Publicado 11 de julho de 2020 às 19:00     Por Roberta Cesar     Foto Ascom / Semdec

A prefeitura de Aracaju realizou, neste sábado (11), mais uma fiscalização nos bares e restaurantes das praias da capital para verificar o cumprimento dos decretos em relação ao distanciamento social e a proibição da abertura de estabelecimentos não essenciais. Segundo a pasta, durante a fiscalização, 10 estabelecimentos foram vistoriados e foram flagradas aglomerações na região, que foram dispersadas.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, destacou que algumas pessoas foram encontradas descumprindo o decreto. “Algumas estavam praticando esportes coletivos, como futebol e vôlei, já outras em aglomeração e sem uso de máscaras. Elas foram orientadas, reforçando sempre a necessidade cumprimento dos decretos e da necessidade de aumentar o isolamento social”, afirmou.

Neste sábado (11), Aracaju chegou a marca de 18.890 casos confirmados do novo coronavírus (covid-19) e 390 mortes, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 346 estão internadas em hospitais; 7.563 estão em isolamento domiciliar; 10.591, que estavam infectadas, já estão recuperadas.

Ainda de acordo com o secretário, há a iminência da fase mais aguda, com aumento de casos e com casos mais graves. “Vamos continuar trabalhando para reverter esse quadro, de maneira que todas as pessoas tenham dignidade, caso precisem de atendimento na rede de saúde”, reforçou o secretário.

O coordenador da Defesa Civil, major Sílvio Prado, detalhou as medidas adotadas durante a fiscalização na faixa litorânea. “Orientamos sobre a não ocupação das estruturas dos bares, que estão fechados, pois esses ambientes podem favorecer o contágio pelo vírus. Além disso, verificamos se há algum estabelecimento funcionando irregularmente”, ressaltou.

O coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes, ainda reforçou que o decreto não autoriza a abertura e recebimento de clientes nos estabelecimentos. “Só há permissão para a retirada e o fornecimento dos produtos por meio do delivery. Então, aqueles estabelecimentos que forem flagrados descumprindo as normas estabelecidas pelos decretos, tanto da prefeitura quanto do governo do estado, serão responsabilizados com a instauração do processo administrativo, que poderá resultar na aplicação de multa pecuniária”, salientou.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso