Saúde


Covid-19: Após mortes, prefeitura aciona nível 3 do Plano de Contingência


Publicado 02 de abril de 2020 às 16:53     Por Redação AjuNews     Foto Reprodução / PMA

As duas mortes confirmadas pelo novo coronavírus (covid-19) em Aracaju, fizeram a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) acionar o nível 3 do Plano de Contingência da doença, nesta quinta-feira (2). De acordo com o órgão, desde a implementação do Plano, em março, o cenário da covid-19 na capital fez com que ações da nova fase, o de Emergência em Saúde Pública, fosse posto em prática.

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, explica que a terceira etapa para conter avanço da pandemia do coronavírus ocorre quando há mais de 20 casos confirmados e mortes. “Neste nível 3, as ações compreendem uma maior aproximação e diálogo da gestão municipal com parceiros de outros órgãos públicos e privados, exigindo implementação de medidas ainda mais contundentes; monitoramento dos óbitos por meio das internações hospitalares; instalação de hospital de campanha; instalação de contêineres e leitos de retaguarda”, destaca.

As ações dos níveis anteriores, 1 e 2, serão intensificadas, como a divulgação de dados epidemiológicos, monitoramento de contatos de casos suspeitos e de pessoas com histórico de viagem para áreas de transmissão local. Além dessas, demais intervenções adotadas nas etapas anteriores continuam, como a orientação à população sobre a prevenção geral, a abertura de oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) em horário estendido, das 7h às 20h, nos fins de semana e feriados, com atendimento exclusivo para síndromes gripais, ampliação de leitos nos Hospitais Municipais Zona Norte e Zona Sul, bem como a abertura de leitos de retaguarda nos Centro de Atenção Psicossocial e no Cemar Siqueira Campos.

Ampliação de testes
A médica infectologista e referência técnica da SMS, Fabrízia Tavares, afirma que a prefeitura está ampliando as coletas e amostras para monitoramento. “Vamos ampliar as testagens rápidas, visando ter um panorama mais real de casos no município de Aracaju e que facilite a chegada de informações para que possamos gerir melhor as nossas estratégias em relação ao quantitativo de infectados”, disse.

Fabrízia ressalta ainda que a SMS está ampliando a capacidade das unidades de saúde. “Aumentando leitos de retaguarda; aumentando unidades de triagens de rastreamento de sintomáticos respiratórios, por meio de contêineres instalados nas zonas Sul e Norte; hospital de campanha; parceria com o Hospital Universitário; Caps como leitos de retaguarda, são diversas as ações que vêm sendo adotadas pela Prefeitura de Aracaju”, elenca.

Fique em casa
A médica apela para que as pessoas fiquem em casa com o objetivo de diminuir a transmissão da doença. “Frente a esses dois óbitos, a gente vem orientar as pessoas que tenham noção da importância do distanciamento social. Nós estamos vendo algumas medidas dos governos, a exemplo de orientar que as pessoas fiquem em casa. Não é o melhor momento de voltar à rotina, é o momento de pico de curva da epidemia e do aumento do número de casos. Obviamente teremos aumento do número de óbitos. As pessoas devem ficar em casa e evitar contatos, principalmente, com os mais idosos”, alerta a técnica da Secretaria Municipal da Saúde.

Leia mais

Sergipe registra duas mortes por coronavírus

 



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso