Coronavírus


Covid-19: Aracaju tem 47,7% da população vacinada com primeira dose; abstenção chega a 3%


Publicado 21 de julho de 2021 às 20:33     Por Dhenef Andrade     Foto Reprodução / PMA

Com quase sete meses desde o início da vacinação contra o novo coronavírus (covid-19), Aracaju chegou a marca de 317.755 mil pessoas imunizadas com a primeira dose, o equivalente a 47,7% da população. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), 4.225 pessoas ainda precisam buscar sua segunda dose, o que representa uma taxa de 3% de absenteísmo.

“Uma taxa de ausência muito baixa, diante do quantitativo de pessoas que já se vacinaram com as duas doses, mas que precisa ser zerada para que possamos garantir ainda mais segurança, fortalecendo assim a chamada imunidade coletiva. Ficamos muito felizes por observar que a população tem criado consciência da importância de receber as duas doses, pois só assim a proteção será mais efetiva”, avaliou a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.

Ainda segundo a SMS, precisam completar o calendário vacinal 1.827 pessoas que receberam a primeira dose da Coronavac ; esse número aumenta para 2.398 quando a vacina aplicada é a AstraZeneca.

Uma das estratégias para diminuir abstenção é a busca ativa. A ação é utilizada tanto para primeira dose, quando há sobras de doses nos pontos de vacinação e para que não haja perdas, quanto para a segunda, quando pessoas que já estão aptas e que ainda não buscaram o serviço são contatadas.

Leia mais
Covid-19: Ocupação de UTIs cai para menos de 42% em Sergipe



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso