Saúde


Covid-19: Cuidados necessários para mulheres de resguardo e gestantes


Publicado 24 de março de 2020 às 17:00     Por Larissa Barros     Foto Divulgação / Governo de Sergipe

Durante o período de isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19) as mulheres grávidas e de resguardo precisam manter cuidados de higiene essenciais para protegerem a si mesmo e aos e seus bebês.

De acordo com o obstetra da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), Mauro Nunes Bezerra, a gestante que começar a sentir sintomas leves como tosse, febre, coriza, deve ficar em casa e em isolamento social e da família.

“Caso ela apresente dispnéia (falta de ar) deve entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde de seu município para que seja orientada. A principal estratégia é ficar em casa, pois a maioria dos casos leves e não causam nenhum outro prejuízo”, explica o médico.

No caso das mulheres de resguardo é necessário que higienizem as mãos com água e sabão quando forem amamentar. Em casos que incluem sintomas respiratórios precisam se proteger com a máscara e manter, também, a distância segura de pessoas com sintomas respiratórios.

Segundo o médico, o uso da máscara deve ser feito apenas em pacientes com sintomas respiratórios. Quanto a levar o bebê médico durante a pandemia, ele esclarece que o bebê precisa passar por uma avaliação com o pediatra depois do parto para saber se está ganhando peso, além de tomar as vacinas. Durante o trajeto, é importante o protocolo de distanciamento e seguir as medidas de prevenção, principalmente quando vo



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso