Coronavírus


Covid-19: Distribuição de tamiflu é 160% maior do que a de cloroquina


Publicado 16 de setembro de 2020 às 12:40     Por Peu Moraes     Foto Divulgação / FioCruz

O antiviral oseltamivir, mais conhecido pelo nome popular tamiflu, foi o fármaco mais distribuído pelo governo federal durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19) no Brasil, com 160% a mais do que a quantidade da cloroquina entregue. As informações foram publicadas pelo site Metrópoles, nesta quarta-feira (16).

De acordo a reportagem, enquanto o remédio divulgado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desde a chegada da doença no Brasil teve 5.653.700 unidades destinadas a pessoas infectadas com a covid-19, a distribuição do tamiflu chegou a 14.711.010, conforme dados do sistema de transparência do Ministério da Saúde, Localiza SUS.

O uso do tamiflu chegou a ser abordado em vários encontros do Centro de Operações de Emergências de combate ao novo coronavírus, conforme mostraram as atas das reuniões, obtidas pela agência Fiquem Sabendo e divulgadas pela newsletter Don’t LAI to me.

“Ele [o tamiflu] não é para covid. O que acontece é que o paciente que chega no pronto-socorro com uma síndrome gripal, com febre, tosse, dor muscular, dor de garganta. Ele pode ter a covid-19 ou pode ter o vírus da gripe, a gente não sabe. Existem critérios pra diferenciar. Se você tiver oportunidade de fazer um teste para H1N1, H2N3 e ele for positivo, você nem vai se preocupar com o coronavírus. Você vai tratar como se fosse uma gripe”, disse o médico Ciro Kirchenchtejn, pneumologista membro da plataforma de teleconsultas Doctoralia.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso