Saúde


Covid-19: Mesmo com recomendação de suspensão, Sergipe mantém vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos


Publicado 17 de setembro de 2021 às 18:34     Por Redação AjuNews     Foto Valter Sobrinho / Governo de Sergipe

Sergipe decidiu manter a vacinação contra covid-19 dos adolescentes de 12 a 17 anos de idade, embora o Ministério da Saúde tenha recomendado a suspensão da imunização em pessoas dessa faixa etária. A decisão aconteceu durante a reunião extraordinária do colegiado Interfederativo Estadual (CIE), realizada nesta sexta-feira (17). O Estado continuará vacinando portadores de comorbidades, deficiência permanentes, gestantes, puérperas, lactantes e sob medidas sócio educativas.

A secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, explicou o porquê da decisão. “Fomos pegos de surpresa com a recomendação do Ministério da Saúde da suspensão da vacinação. Em nota explicamos que nós iríamos continuar a vacinação até o posicionamento da Anvisa, essa foi a decisão do nosso estado. Não vamos suspender a campanha”.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES, a decisão foi baseada em posicionamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que divulgou nota nesta quinta-feira (16), em que destaca não haver “uma relação causal definida” entre a vacina da Pfizer contra a covid-19 e a morte de um jovem de 16 anos e São Paulo. Ainda no documento, a Agência indica a aplicação da vacina da Pfizer em adolescentes, tendo em vista que testes demonstraram alta eficácia e boa segurança do imunizante neste grupo etário.

“No momento, não há uma relação causal definida entre este caso e a administração da vacina. Os dados recebidos ainda são preliminares e necessitam de aprofundamento para confirmar ou descartar a relação causal com a vacina”, diz o documento.

O diretor de Vigilância em Saúde da SES, Marco Aurélio Góes, destacou a importância de seguir as recomendações deliberadas pelo o estado, a primeira delas avançar na população 18+. “Quando esgotar essa população, com a vacina da Pfizer e, unicamente com ela, pode ser avançado para adolescentes que são pessoas dos 12 aos 17 anos dando prioridade absoluta aos que possuem comorbidade, deficiência, gestantes, puérperas e as que cumprem medidas socioeducativas. Essa é uma medida respaldada não somente pela Anvisa mas por toda a sociedade científica e pelos Conselhos de Secretários de Saúde estaduais e municipal”, conclui Marco Aurélio.

Leia mais:
Aracaju anuncia vacinação de adolescentes de 16 anos
Covid-19: Ministro da Saúde destaca eventos adversos em adolescentes vacinados



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso