Cidades


Covid-19: Ônibus continuam circulando com excesso de passageiros em Aracaju


Publicado 01 de abril de 2020 às 13:08     Por Larissa Barros     Foto Larissa Barros / AjuNews

Apesar de o Ministério Público de Sergipe (MP-SE) recomendar que a Superintendência de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT) oriente todas as empresas que estabeleça o limite para transporte de usuários, sem exceder à capacidade de passageiros sentados, coibindo aglomeração em corredor, para evitar o máximo de exposição ao contágio do novo coronavírus, a realidade é diferente no município.

A redução da frota foi adotada pela prefeitura omo medida para combater a propagação da covid-19. O Município determinou a redução da frota de ônibus na semana passada. Segundo a prefeitura, em horários de pico a frota funcionará em sua integralidade, mas fora desses horários, a redução será de 30% no quantitativo de ônibus. Aos finais de semana, a redução será de 50%.

Nesta terça-feira (31), o AjuNews percorreu três terminais na capital sergipana e encontrou ônibus circulando com excesso de passageiros e aglomeração de passageiros, indo de encontro não só à recomendação, como também aos decretos municipal e estadual.

No terminal da Maracaju, no bairro Santos Dumont, o movimento era alto volta das 15h20. Os ônibus que circularam neste horário saíam com mais passageiros do que é permitido pelo decreto. Além disso, as pessoas que aguardavam o coletivo ficavam a menos de um metro de distância uma das outras.

Embora haja um dispenser com álcool em gel no terminal Maracaju, a reportagem percebeu que as pessoas não se deslocavam até a guarita que fica na entrada do terminal para fazer a higienização das mãos.

No terminal do Mercado, no bairro Industrial o movimento de passageiros também foi alto por volta das 16h30. Os ônibus que tinham como destino Nossa Senhora do Socorro, Zona de Expansão de Aracaju, saiam do terminal com pessoas aglomeradas no corredor do veículo e nas filas para embarque.

O dispenser de álcool nesse local estava quebrado. De acordo com os fiscais do terminal do mercado, ele foi retirado por causa do vazamento do líquido. Ainda segundo eles, a previsão é que a Superintendência Municipal de Trânsporte e Trânsito (SMTT) faça a verificação e reposição do material, nesta quarta-feira (01).

Já no terminal da rodoviária velha, no Centro de Aracaju, não havia muito movimento por volta das 16h50 desta segunda (31). Além de ser um dos terminais com um grande fluxo de passageiros da capital, ele recebe ônibus de Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros.

Como o comércio da região central da capital sergipana está suspenso, o número de passageiros que circulam no terminal aparentemente caiu. Apesar disso, as poucas pessoas que aguardavam o coletivo ficavam encostadas nas paredes e ou muito próximas. Assim como no terminal do mercado, no centro também não havia dispenser de álcool gel disponível para os passageiros.

Sergipe está atualmente com 20 casos confirmados do novo coronavírus, 17 somente em Aracaju.

Leia mais:

Covid-19: Sobe para 19 números de casos confirmados em Sergipe
Sobe para 17 o número de infectados por covid-19 em Aracaju
Sobe para 201 número de mortos por coronavírus no Brasil; casos confirmados chegam a 5717



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso