Política


Covid-19: PEC do governo poder cortar 25% do salário de servidores públicos


Publicado 26 de março de 2020 às 16:14     Por Redação AjuNews     Foto Fabio Rodrigues Pozzebom

A crise causada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19) pode afetar o salário e a jornada de trabalho de servidores públicos federais. Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) está sendo elaborada pelo governo federal para que haja um redução de 25% na remuneração e das horas trabalhadas para servidores dos três Poderes. O corte geraria verba para ações de combate ao covid-19 na área da saúde. As informações são do jornal O Globo, publicadas nesta quinta-feira (26).

Segundo o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a proposta de reequilíbrio fiscal diante da crise provocada pela pandemia deve ser de iniciativa do Executivo. Se aprovada pelo Congresso, medidas passarão a valer imediatamente e a redução dos salários permanecerá vigente até o fim de 2024.

No entanto, a proposta que está sendo elaborada pelo Planalto indica que a redução dos salários não seria válida para os funcionários públicos com salários mais baixos, nem estariam inseridos os servidores de estados e municípios. Porém, parlamentares e juízes poderiam entrar no corte de contracheques.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso