Saúde


Covid-19: TCE recomenda inserção de médicos residentes em grupo prioritário para vacinação em Aracaju


Publicado 15 de abril de 2021 às 11:41     Por Fernanda Sales     Foto André Moreira / Prefeitura de Aracaju

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-SE) recomendou à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju para inserir os médicos residentes no grupo prioritário da vacinação contra a covid-19. O colegiado decidiu pela recomendação durante sessão da Segunda Câmara do TCE, nesta quarta-feira (14).

De acordo com o TCE, o conselheiro-substituto Rafael Fonsêca, contextualizou a necessidade ao lamentar o falecimento do médico residente Ivanilson de Lima, nesta terça (13), em decorrência de complicações do novo coronavírus.

“Um jovem, no seu primeiro ano de residência médica, que teve contato com a doença sem a oportunidade de ter sido vacinado; infelizmente o cadastro é falho no que diz respeito aos profissionais da área da saúde, pois não tem a opção para médico residente”, destacou Fonsêca.

O conselheiro substituto reforçou também a importância desses profissionais para o andamento dos trabalhos na rede pública de saúde. “Não são estagiários, são médicos formados, que muitas das vezes são os que carregam os hospitais, mesmo ganhando uma simples bolsa”, concluiu.​​

O presidente da sessão, conselheiro Carlos Alberto Sobral, propôs a recomendação para que “a Secretaria Municipal de Saúde reveja essa situação quanto aos médicos residentes não constarem nessa lista prioritária de vacinação”.​

Leia mais:
Em nota, Sindimed acusa superintendente do Huse de afirmar que residentes mais observam do que atuam
Médico residente morre após complicações da covid-19 em Sergipe

 



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso