Mundo


França detecta nova variante do coronavírus “HIU”; 12 casos foram confirmados


Publicado 05 de janeiro de 2022 às 09:04     Por Fernanda Sales     Foto Itamar Crispim / Fiocruz

Mais uma cepa do novo coronavírus foi descoberta no sul da França pelo Instituto Mediterrâneo de Infecção do Centro Hospitalar Universitário. A variante, denominada B.1.640.2 ou “IHU”, apresenta 46 mutações e 37 deleções genéticas (alterações cromossômicas). A França já registrou 12 casos desta variante.

De acordo com o Metrópoles, a nova mutação foi descrita em artigo publicado na plataforma medRxiv em versão pré-print, que ainda precisa passar pela revisão de pares, em 10 de dezembro de 2021. Os cientistas afirmam, entretanto, que a descoberta não é motivo para alarme, pois até agora a nova variante não apresenta sinais de que seja mais perigosa que as outras cepas do vírus.

Segundo o artigo, o primeiro caso foi um homem totalmente vacinado que havia retornado em novembro de uma viagem a Camarões, na África. Ele teria apresentado apenas sintomas respiratórios leves.

Mutações da nova variante
Testes laboratoriais mostraram que a nova variante possui as mutações E484K, que torna o vírus mais resistente às vacinas, e a N501Y, originalmente descoberta na variante Alpha, associada a maior transmissibilidade. Os cientistas afirmam que ainda é cedo para especular sobre as características virológicas, epidemiológicas ou clínicas da variante.

Leia mais:
Sergipe registra primeiro caso de dupla infecção por covid-19 e Influenza



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso