Polícia


IML passa a atender presos em flagrante apenas pela manhã


Publicado 01 de abril de 2020 às 17:23     Por Larissa Barros     Foto Divulgação / Secretaria de Segurança Pública

O atendimento do Instituto Médico Legal de Sergipe (IML) aos presos em flagrante será realizado exclusivamente no período da manhã, entre as 10h30 e 12h. A informação foi divulgada pelo órgão, nesta quarta-feira (01).

Segundo o diretor do IML, Vitor Vasconcelos, as medidas determinadas pela portaria normativa da Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp)são importantes e foram adotadas para reduzir os riscos de contágio pela novo coronavírus (covid-19).

“Essas medida tem por objetivo resguardar os profissionais, assim como as vítimas que comparecem buscando nosso serviços. São medidas internas e externas. Entregamos EPIs aprimorados específicos para os funcionários que lidam diretamente com os cadáveres. Nós adotamos uma política mais rigorosa aos equipamentos e descarte do lixo infectante, assim como lavagem de mãos e uso do álcool em gel”, declarou o diretor do órgão.

Os servidores que atuam nas perícias laboratoriais deverão utilizar vestimenta descartável (avental), touca, óculos ou protetor facial, máscara N95 e luvas. Ao término da perícia, os equipamentos devem serão postos em saco de lixo infectante e os não descartáveis devem ser higienizados com álcool 70%. Além disso, deve ser realizada com frequência a limpeza da mesa, bancada de trabalho e todos os equipamentos e itens nela dispostos também com álcool 70%.

Segundo Vítor Vasconcelos, o atendimento de corpo de delito foi suspenso, e as vítimas precisam procurar o serviço médico para pedir um relatório médico da consulta.

“Baseado nesse, faremos um exame pericial indireto, tal como é feito nos exames de DPVAT, que fazemos o laudo baseado em raio-x, tomografia dentre outros procedimentos. A única exceção para corpo de delito é o abuso sexual ocorrido nas últimas 24 horas”, complementou o diretor.

Nos processos de custódia e liberação de corpos, o servidor deverá utilizar máscara cirúrgica e luvas de procedimento. Ao término do exame necroscópico em corpos com suspeita de infecção viral, o cadáver deverá ser acondicionado em saco mortuário.

Em casos que envolvem infecção suspeita ou confirmada de pelo coronavírus o reconhecimento se dará apenas por registros fotográficos. O corpo deverá ser liberado em caixão lacrado.

Já em casos de fundada suspeita de infecção viral, a coleta papiloscópica será realizada pelo agente-técnico em necropsia, e após a coleta, o material deverá ser acondicionado em invólucro plástico lacrado.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso