Política


Lula diz que testou positivo para covid-19 e fez quarentena em Cuba


Publicado 22 de janeiro de 2021 às 10:00     Por Eduardo Costa     Foto José Cruz/Agência Brasil

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou ter testado positivo para a covid-19 em uma viagem feita para Cuba, e que fez a quarentena na própria ilha. Ele confirmou nesta quinta-feira (21) que já encerrou o isolamento e está recuperado do vírus.

A comitiva da viagem contou com Lula e outras nove pessoas. Destas, apenas uma (a jornalista Nicole Briones) não testou positivo para a doença. Todos os outros ficaram isolados em Cuba, seguindo os protocolos do sistema de saúde local. Apesar o escritor Fernando Morais precisou de internação por 14 dias, mas já está bem.

“Eu e toda minha equipe somos agradecidos à dedicação dos profissionais de saúde e do sistema de saúde pública cubano que estiveram conosco no cuidado diário. Agradeço ao governo de Cuba e a todos que estiveram conosco, de coração. Jamais esqueceremos a solidariedade cubana e o compromisso com a ciência de seus profissionais”, afirmou Lula por meio de sua assessoria.

O ex-presidente ainda elogiou o sistema de saúde do país, e criticou o atual governo brasileiro: “Sentimos na pele a importância de um sistema público de saúde que adota um protocolo unificado, inspirado na ciência e nas diretrizes da OMS. E quero estender as minhas saudações a todos os profissionais de saúde que se esforçam para fazer o mesmo aqui no Brasil, apesar da irresponsabilidade do presidente da República e do ministro da Saúde”.

Por fim, Lula disse que já aguarda a vacina contra a covid-19, mas que seguirá as recomendações necessárias. “Sigo esperando minha vez na fila, com o braço à disposição para tomar assim que puder. E, enquanto todos não se vacinam, vou continuar com máscara, evitando aglomerações e passando muito álcool em gel”, completou.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso