Saúde


Mais 20 leitos para pacientes com covid-19 são ativados no Caps Jael em Aracaju


Publicado 14 de abril de 2021 às 19:35     Por Redação AjuNews     Foto Divulgação / prefeitura de Aracaju

Mais 20 leitos para pacientes infectados com covid-19 foram ativados no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Jael Patrício de Lima, situado no bairro Dom Luciano, na Zona Norte de Aracaju, nesta quarta-feira (14). Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foram instalados na unidade 20 respiradores e 20 monitores, o que possibilitará o funcionamento de todos os leitos.

Com isso, a rede municipal passa a contar com 125 leitos covid-19 ativos, sendo 28 leitos no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) João Alves Filho; 33 no Nestor Piva; 25 no Fernando Franco; 19 no Hospital São José; e 20 no Caps Jael Patrício. De acordo com a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, a abertura destes leitos foi adotada para reforçar a rede de saúde municipal diante do crescimento de casos e de internações na capital.

“Nosso intuito é ampliar o suporte à população com mais opções de leitos contra a covid-19. A chegada destes equipamentos qualifica os leitos disponibilizados aos pacientes que necessitem ser transferidos do Hospital de Urgência Zona Norte ou Zona Sul, aguardando a transferência para um leito de UTI. Estamos recebendo e conferindo os respiradores e monitores, que vão melhorar ainda a assistência aos nossos pacientes”, explica.

Conforme informou a pasta, até a próxima sexta-feira (16), será instalado, também no Caps Jael, um tanque de gás, para dar maior estabilidade na utilização simultânea dos 20 respiradores. “Por enquanto estamos mesclando pacientes mais leves e pacientes mais graves porque a rede ainda não está totalmente finalizada. Com a chegada do tanque, garantimos que não tenha qualquer descontinuidade no fornecimento, substituindo os cilindros que são bem menores”, ressaltou Waneska.

A SMS ainda destacou o início da reforma no Hospital Santa Isabel. A unidade deve ampliar em mais 30 o quantitativo de leitos destinados ao tratamento da covid-19. O serviço deve ser finalizado até o fim deste mês, segundo a pasta.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso