Educação


Mais de 30 mil alunos da rede municipal de Aracaju receberão kits de alimentação


Publicado 27 de março de 2020 às 16:51     Por Redação AjuNews     Foto Ana Lícia Menezes/ PMA

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), anunciou, nesta sexta-feira (27), como será realizada a distribuição dos kits de alimentação escolar para os 32 mil alunos da rede municipal de ensino. De acordo com o gestor, a entrega começará na próxima segunda-feira (30), das 8h às 17h, pelo bairros considerados mais vulneráveis da capital, como Santa Maria e 17 de Março, Zona Sul de Aracaju.

Por conta das medidas do decreto municipal, que dentre outras determinou a suspensão das aulas em escolas municipais, a distribuição dos kits tem por objetivo reforçar a alimentação desse alunos que estão fora do ambiente escolar. As Forças Armadas participarão da entrega juntamente com a prefeitura e para receber o kit, o pai ou responsável deverá comparecer à escola, durante o horário de atendimento determinado para o seu filho, de posse de documento de identidade e documento de identificação do aluno, com foto.

Edvaldo ressaltou que todos os 32 mil alunos, matriculados atualmente, serão contemplados. “O que quer dizer que não será por família, mas por aluno, então se houver três crianças na mesma casa que estudam na rede municipal, as três receberão os kits. Sabemos que é muito importante garantir a alimentação dos nossos alunos que estão na faixa de idade de 0 a 14 anos. Eles precisam desse complemento alimentar e é por isso que adotamos essa medida. Vamos começar pelas áreas mais vulneráveis da cidade, pelos bairros Santa Maria e 17 de Março, e a distribuição será feita no horário em que o aluno estuda”.

Distribuição

A princípio serão atendidas, no primeiro dia da ação, todas as escolas pertencentes à 7ª Região (Santa Maria e 17 de Março), e se estenderá até o dia 8 de abril. A proposta é que a cada dia, uma Região Estudantil seja atendida. Durante o período de entrega dos kits, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) disponibilizou servidores, gestores escolares e prestadores de serviços das empresas terceirizadas. Para garantir a segurança de todos, será respeitado o distanciamento entre os indivíduos e a cada troca de turma, o ambiente será higienizado.

Para as crianças matriculadas em creches, serão entregues kits contendo itens como leite, cereal, óleo de soja, bebida láctea, leite de coco, açúcar, arroz, achocolatado, biscoito, feijão, floco de milho, molho de tomate, macarrão, milho de canjica, proteínas, além de um kit horti. No caso dos alunos matriculados no ensino fundamental, os kits vão conter açúcar, arroz, feijão, pão, broa de milho, flocão de milho, leite, macarrão, molho de tomate, proteína e kit horti.

Para evitar aglomerações, os atendimentos serão feitos por turmas, respeitando os turnos de estudo dos alunos e observando o limite máximo de 20 pessoas, por ambiente. A entrega terá início às 8h, para o turno da manhã, e às 13h para o turno da tarde.

Cronograma

No dia 30 de março serão entregues os kits nos bairros Santa Maria e 17 de Março, das seguintes escolas: Emef José Souza de Jesus; Emei Doutor José Calumby Filho; Emef Professor Laonte Gama da Silva; Emei Irene Romão de Brito; Emef Papa João Paulo II (e anexo); Emef Professor Diomedes Santos Silva, Emei Professor João Batista “Douglas” de Souza.

No dia 31 de março serão contemplados os bairros Aeroporto, Farolândia e Zona de Expansão. Já no dia 1º de abril as entregas acontecem nos bairros Bugio, Lamarão, Santos Dumont e Soledade. No dia 2 de abril será a vez dos bairros América, Capucho Novo, Paraíso, Olaria e São Carlos e no dia 3 de abril nos bairros 18 do Forte, Cidade Nova, Japãozinho, Palestina e Porto Dantas. Já no dia 6 de abril será a vez dos bairros Centro, Industrial, Jabotiana, Ponto Novo e Santo Antônio e no dia 7 de abril nos bairros Getúlio Vargas, José Conrado de Araújo e Siqueira Campos. A distribuição finaliza no dia 8 de abril, nos bairros Atalaia, Coroa do Meio, Inácio Barbosa, Luzia e São Conrado.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso