Saúde


Ministérios Públicos reforçam necessidade de priorizar vacinação para idosos em Aracaju


Publicado 28 de março de 2021 às 09:26     Por Fernanda Sales     Foto Marcelle Cristinne/ Prefeitura de Aracaju

Os Ministérios Públicos do Estado de Sergipe (MP-SE), Federal (MPF) e do Trabalho (MPT) reuniram-se com representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS) para reforçar a necessidade de priorizar a vacinação contra a covid-19 para a população idosa na capital sergipana.

De acordo com o MP-SE, estudos técnicos demonstram que os idosos compreendem 70% dos pacientes que ocupam leitos de enfermaria e UTI covid em Aracaju, além de integrarem mais de 70% dos óbitos por covid-19 no estado.

Durante a reunião, a SMS destacou que já observa que com o avanço do número de idosos vacinados, houve uma redução de internações deste público na capital, embora os óbitos ainda não tenham diminuído.

Ainda segundo a pasta, visando adotar uma estratégia que priorize e amplie a vacinação de idosos, foi enviado ofício à Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarecendo que a maioria dos pacientes graves são oriundos de Aracaju, e que é fundamental a ampliação da vacinação do público idoso, neste momento.

Em relação às próximas etapas para a vacinação, os Ministérios Públicos destacaram a necessidade de ser realizada uma reavaliação para otimizar o calendário de imunização dos idosos.

A Secretaria Municipal informou que já está avaliando esta possibilidade e servirá como experiência o final de semana, para que possa reduzir o tempo previsto de vacinação e definir os próximos calendários. Também foi informado que a maioria dos idosos procura os postos de vacinação no primeiro dia para a sua idade e, geralmente, no turno matutino, de modo que será avaliada a possibilidade de reduzir os dias de imunização e ampliar as idades para cada dia ou turno.

A necessidade de ampliação dos pontos drive thru também foi discutida, visando a aplicação da 2ª dose. A SMS comprometeu-se implementar, a partir da próxima terça-feira (30), no Parque da Sementeira, uma segunda rota de vacinação com acessos independentes, exclusiva para o público de idosos que receberá a 2ª dose da vacina nos próximos dias.

Quanto à possibilidade de ampliação dos pontos de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju esclareceu que está dialogando com algumas instituições de ensino para ampliar os postos, implantando pontos de vacinação em escolas nos bairros estratégicos, com o intuito de agilizar as próximas etapas.

Leia mais:
Aracaju acumula 85.903 casos de covid-19 e 1.288 mortes
Fiscalização das medidas restritivas é intensificada neste sábado (27) em Aracaju



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso