Saúde


Saúde afirma que não há risco de desabastecimento de gás oxigênio nos hospitais de Sergipe


Publicado 21 de janeiro de 2021 às 09:22     Por Fernanda Sales     Foto Divulgação / Governo de Sergipe

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), garantiu que não haverá desabastecimento de gás oxigênio nas unidades hospitalares de Sergipe. Em nota enviada ao AjuNews nesta quinta-feira (21), a pasta informou que não há risco no abastecimento para o atendimento aos pacientes internados com covid-19.

Após a crise de saúde no Amazonas pela falta do produto, o Ministério Público Federal em Sergipe (MPF-SE) solicitou, na última terça-feira (19), informações ao Governo do Estado sobre a atual demanda de oxigênio hospitalar recebida pelas empresas White Martins Gases Industriais do Nordeste, CR Oxigênio e Air Liquide S. A.

Segundo a SES, o Governo do Estado acionou a empresa contratada e dialogou sobre a situação aqui em Sergipe. “Pela análise fornecida, podemos tranquilizar a população de que o sistema de abastecimento e distribuição do oxigênio nas unidades foram bem planejadas e executadas, dando assim, uma confiabilidade no abastecimento de oxigênio”, informou.

Atualmente, o consumo diário na rede pública de Sergipe é de cinco mil metros cúbicos e a capacidade de armazenamento é de 87.500 metros cúbicos. Até esta quarta-feira, (20), o boletim da secretaria informou que 334 pacientes estão internados nas redes públicas e particulares do estado.

“Nossas unidades possuem rede de tubos de distribuição interna que interligam as centrais de oxigênio até os leitos, eliminando o uso de cilindros móveis. O abastecimento de oxigênio ocorre nas centrais (tanques ou cilindros estacionários) e o oxigênio é distribuído pela rede interna até os leitos, o que garante uma capacidade de armazenamento muito superior ao consumo diário, proporcionando uma disponibilidade suficiente, sem que haja desabastecimento”, finalizou o órgão da saúde estadual.

Leia mais:
MPF apura se há risco de falta de gás oxigênio na rede de saúde em Sergipe



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso