Brasil


Secretário da Saúde que questionou eficácia da CoronaVac é visto ‘furando fila’ da vacinação


Publicado 22 de janeiro de 2021 às 11:00     Por Fernanda Souto     Foto Reprodução

O Ministério Público do Amapá (MP-AP) abriu uma investigação contra o secretário de Saúde de Serra do Navio, Randolph Scoot, após ele aparecer em uma foto tomando a vacina contra a covid-19. O inquérito apura se o gestor “se beneficiou do cargo em detrimento de profissionais de saúde”.

O MP solicitou ao secretário que se manifeste em até 48 horas. Caso haja alguma irregularidade, ele poderá responder por improbidade administrativa na esfera cível e por infração de medida sanitária preventiva no âmbito criminal.

A imagem que circulou nas redes sociais gerou polêmica devido o secretário não ser profissional da saúde e por ter questionado a eficácia da CoronaVac. De acordo com o Plano de Imunização de Serra do Navio, no Amapá, “todos os trabalhadores da Saúde” serão imunizados prioritariamente, o que foi desrespeitado pelo chefe da pasta.

Mais de 30 mil doses do imunizante chegaram no Amapá, na terça-feira (19) e foram distribuídas aos municípios. No mesmo dia, Serra do Navio recebeu um lote com 89 doses.

Ao portal Uol, Scoot afirmou que atua na linha de frente de combate à pandemia por se reunir cotidianamente com profissionais de saúde e a comunidade. “Temos quase 90 trabalhadores. Um deles sou eu, que estou direto na linha de combate. Quem coordena, reúne com a comunidade e demais servidores sou eu, pois sou secretário e estou nessa linha de frente”, justificou.

Meses atrás, Scoot usou as redes sociais para criticar a CoronaVac. “O doente mental quer obrigar nosso povo a usar a vacina chinesa. Já não basta a porra deste vírus chinês?”, disse, em referência ao governador de São Paulo, João Dória (PSDB), que negociou o imunizante com o laboratório chinês SinoVac pelo Instituto Butantan.

Segundo o secretário, ele “não tomou vacina da China” para se imunizar contra a covid-19. “Estão me batendo porque politizam uma crise mundial. Tanto o pessoal do Bolsonaro quanto do PT estão politizando a pandemia. Além de ser diabético, meu médico recomendou que eu tomasse porque sou hipertenso, diabético e bariátrico. Eu não queria, mas o médico disse que deveria tomar e por esse motivo fui vacinado”, declarou.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso