Saúde


Trabalhadores da saúde e idosos serão primeiros a se vacinar contra covid-19 em Aracaju


Publicado 18 de janeiro de 2021 às 10:43     Por Fernanda Sales     Foto Sergio Silva / Prefeitura de Aracaju

Os trabalhadores da área de saúde, que estão atuando diretamente na linha de frente, e idosos institucionalizados, que residem em lares de longa permanência, fazem parte do grupo prioritário da primeira fase da vacinação contra a covid-19 em Aracaju. A vacinação, que estava prevista para ser iniciada na quarta-feira (20), poderá ter início nesta segunda-feira (18) em todo o país, a partir das 17h, após anúncio do Ministério da Saúde.

Nesta primeira fase, cerca 28.900 profissionais de saúde, que atuam em UTIS e Urgências de Aracaju, serão priorizados. Já os idosos institucionalizados são cerca de 230 que receberão a vacina neste início de vacinação.

De acordo com a secretária municipal da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, a princípio, a primeira fase está restrita a esses grupos. “Além de indígenas aldeados, que em Aracaju não há”, explicou ela, acrescentando que a administração municipal montou uma logística que dará prioridade aos casos mais urgentes dentro dos próprios grupos de risco.

“Toda a logística está sendo desenhada a partir do levantamento de todas as unidades hospitalares da capital, dos profissionais que trabalham, por setores, para que possamos, com essas informações, potencializar a distribuição da vacina aos locais de trabalho de acordo com as doses que forem enviadas”, ressalta Waneska.

A intenção da Prefeitura de Aracaju é iniciar a vacinação nos próprios locais de trabalho e nos lares onde os idosos residem. Depois, com o avanço das fases de imunização, conforme recebimento das doses, 40 das 45 UBS da capital serão utilizadas para a vacinação dos demais grupos.

Início da Vacinação
A vacinação começaria oficialmente em todo o país nesta terça-feira (19), em Sergipe, a previsão de início era para a quarta-feira (20), mas o ministro Eduardo Pazuello autorizou que os governadores iniciem a vacinação ainda nesta segunda-feira (18). A decisão foi divulgada em ato simbólico de recebimento pelos imunizantes com os governadores de Estado nesta segunda-feira (18).

O evento foi realizado no Centro de Distribuição Logística do Ministério da Saúde, localizado em Guarulhos (SP), nas proximidades do Aeroporto Internacional de Cumbica, de onde as vacinas partirão para os estados.

Leia mais:
Vacinação contra covid-19 é antecipada para esta segunda (18); Sergipe recebe 48.360 doses
Belivaldo diz que Sergipe recebe cerca de 50 mil doses da vacina contra covid-19 nesta segunda (18)
Vacinação contra covid-19 começa na quarta-feira (20), anuncia Pazuello
Covid-19: Sergipe aguarda envio de doses pelo Ministério da Saúde para iniciar vacinação na quarta (20)



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso