Saúde


Vídeo: Educador físico dá dicas de como se exercitar em casa durante isolamento social


Publicado 21 de março de 2020 às 09:31     Por Redação BNews     Foto Reprodução / Youtube

A pandemia do novo coronavírus praticamente impôs uma nova rotina. Decretos municipais determinam o fechamento de escolas, shoppings, centros comerciais, cinemas e academias de ginástica por quinze dias, com possibilidade de prorrogação. Diante do fato, muita gente que tem rotina de atividades físicas ficou a ver navios, sem saber como proceder, uma vez que a orientação é de também não sair de casa, ou seja, evitar as corridas e pedaladas na orla de Salvador.

O BNews entrevistou o educador físico Guilherme Reis, coordenador geral da rede de academias Alpha Fitness, que explicou de que forma as pessoas podem ficar no isolamento social sem necessariamente deixar de praticar atividades físicas. “Inicialmente, como as pessoas não têm acesso nem às academias dos próprios condomínios, porque a maioria está fechada, a ideia é realmente procurar atividades dentro de casa, dentro de um espaço confortável. Tem que utilizar tênis, roupa adequada. Não é porque está dentro de casa que pode fazer atividade física descalço, por exemplo”, afirmou em entrevista ao BNews.

Guilherme afirmou que o ideal é buscar atividades que não demandem uso de equipamentos específicos, mas orientou abusar da criatividade: “tem que fazer atividades que não utilizem equipamento. Orientamos o uso de pano de chão, vassoura, balde, garrafa pet, etc”. O coordenador afirmou que a rede Alpha Fitness tem transmitido aulas on line, pra alunos e pra o público em geral, através do Instagram e Youtube: “estamos dando nossa contribuição com aulas online, ao vivo. A gente não esperava tanta repercussão. São alunos e nao alunos que estão fazendo e agradecendo. São quatro aulas por dia, de segunda a sexta, duas de manhã e duas a noite. São aulas de pilates, yoga, dança, treinamento funcional, entre outras. A gente tem recebido muitos retornos positivos, inclusive de pessoas de outros estados”.

O educador físico, porém, chamou atenção para o fato de que é necessário tomar algumas precauções durante a realização da atividade: “tem que afastar o máximo os móveis pra que tenha espaço suficiente pra fazer as atividades. A gente sabe que as atividades livres demandam um espaço bom. Tem que se hidratar também e fazer alongamento adequado, que é muito importante. Outra coisa importante é que a pessoa precisa manter o ritmo, porque mudar os hábitos durante esse tempo pode acarretar uma dificuldade a voltar à rotina antiga”. Confira abaixo vídeos com algumas dicas de atividades que podem ser praticadas em casa durante o período de isolamento:

 



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso