Saúde


Vírus que chegou em Wuhan em 2013 é semelhante ao que gerou pandemia de covid-19, aponta estudo


Publicado 06 de julho de 2020 às 15:41     Por Dhenef Andrade     Foto Tânia Rêgo / Agência Brasil

Amostras congeladas de um vírus com 96,2% de semelhança com o novo coronavírus (covid-19) foram enviadas a cidade de Wuhan, na China, epicentro inicial da pandemia, em 2013. O material foi colhido em uma antiga mina de cobre, infestada de morcegos, no sudoeste da China, depois da contaminação de seis homens que acabaram contraindo pneumonia grave.

Segundo publicado pelo jornal Sunday Times, nesta segunda-feira (6), o artigo da cientista Shi Zhengli, conhecida como ‘mulher morcego’, especialista em estudar vírus originados no mamífero, aponta que três trabalhadores morreram pela doença e a suspeita é que eles foram infectados por um tipo de coronavírus chamado RaTG13, muito semelhante ao que gerou a pandemia atual.

Ainda de acordo com a reportagem, o laboratório de Wuhan não se manifestou sobre o assunto. Em maio, após boatos de que o novo coronavírus ter sido criado na cidade chinesa, o diretor do Instituto de Virologia de Wuhan afirmou que não havia cópias do vírus RaTG13 no no laboratório e que seria impossível um vazamento.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso