Política


Grupo de Penitentes de Maruim é reconhecido como Patrimônio Estadual


Publicado 23 de junho de 2022 às 16:20     Por Quesia Cerqueira     Foto Reprodução / Jhonata Teles

O Grupo dos Penitentes do município de Maruim, recebeu o Título de Patrimônio Imaterial e Cultural de Sergipe, incluindo a data no calendário de festividades. A votação do Projeto de Lei Ordinária Nº 112/2022, de autoria da deputada Kitty Lima (Cidadania) foi aprovada nesta quarta-feira (22), pelos deputados estaduais durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Em sua justificativa do projeto, a deputada destacou o artigo 216 da Constituição Brasileira que relata que o patrimônio cultural brasileiro são aqueles bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.

A Unesco considera que patrimônio imaterial são as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas — com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados – que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.

“Essa centenária tradição religiosa ocorre anualmente de forma ininterrupta, sendo que, já se transformou, em um costume maruiense. Os penitentes entoam cantos e fazem orações ao som de matracas, levando, também, tochas luminosas e rezam pelos presentes e palas almas que estão no purgatório enquanto caminham pela cidade”, ressaltou a deputada.

Fonte: Alese



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso