Cultura


Senhor dos Passos: Entrega dos ex-votos faz parte das celebrações da Romaria


Publicado 06 de março de 2020 às 11:08     Por Redação AjuNews     Foto Divulgação / Prefeitura de São Cristóvão

A entrega de ex-votos durante os dias da Romaria de Nosso Senhor dos Passos que aconteceu em São Cristóvão, na Grande Aracaju, já virou uma marca registrada da fé cristã dos sergipanos que comparecem a celebração cultural/religiosa. O evento acontece a partir desta sexta-feira (6) até domingo (8).

Confeccionados a partir de argila, madeira, pinturas, desenhos ou cera, o ex-voto tem um simbolismo especial para quem teve uma graça alcançada e podem ser encontradas em diversos formatos.

Muitas dessas peças representam o corpo humano (braços, cabeça, pernas, mão, dentre outras), dadas como forma de agradecimento por uma graça alcançada. Todos os anos, por exemplo, centenas de pessoas pagam suas promessas durante a Romaria de Nosso Senhor dos Passos e pelas ruas, nas procissões, é comum encontrar fiéis portando uma peça representativa do corpo humano.

Durante a Romaria, todos esses objetos são levados até o Museu de ex-votos, local fundado no dia primeiro de janeiro de 1990, na Igreja da Ordem Terceira Carmelita (Igreja do Carmo Menor). Além das réplicas em madeira e gesso das partes que representam o corpo humano, o acervo do museu é composto também por fotografias e outros objetos levados pelos penitentes. O espaço já se tornou uma espécie de santuário sagrado, representando a crença de que Jesus deu a cura almejada.

“São peças voltadas para um compromisso de receber a graça. Elas são diversas, algumas até curiosas, como pessoas que aprenderam a ler, gente que aprendeu a tocar violão e deixou o violão no espaço, mas a maioria são representações das partes do corpo que retratam a cura de doenças. É um espaço que abriga o cotidiano da fé de um povo, não só de São Cristóvão, mas de todo o Sergipe”, explicou o historiador Adailton Andrade.

Leia mais
Confira a programação completa da Romaria de Nosso Senhor dos Passos



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso